Comunidade de prática docente: estratégia de formação permanente para a docência na educação técnica em enfermagem*

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0238

Palavras-chave:

Docentes de Enfermagem, Capacitação de Professores, Docentes, Educação Técnica em Enfermagem, Enfermagem, Sistema Único de Saúde

Resumo

Objetivo: Identificar possibilidades para o desenvolvimento de Comunidade de Prática docente como estratégia de formação permanente para a docência na educação técnica em enfermagem. Método: Pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, realizada com professores do curso técnico em enfermagem e coordenação pedagógica de uma Escola Técnica do Sistema Único de Saúde do Ceará. Os dados foram coletados por grupos focais e submetidos à análise de conteúdo de Bardin, com suporte do Qualitative Data Analysis Software. Resultados: Possibilidades para o desenvolvimento de comunidade de prática docente foram identificadas mediante a percepção da necessidade de formação docente, dificuldade de conciliar trabalho e estudo e viabilidade de promover esta formação em grupo. Conclusão: A comunidade de prática docente, além de ser uma estratégia viável para a formação docente em enfermagem, é premente, pois a formação de trabalhadores de nível médio é determinante para a qualidade do cuidado e consolidação do Sistema Único de Saúde.

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Publicado

2021-11-05

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Ribeiro-Barbosa, J. C., Silva, G. T. R. da, Backes, V. M. S., Silva, R. M. de O., Oliveira, M. L. C. de, & Fernandes, J. D. (2021). Comunidade de prática docente: estratégia de formação permanente para a docência na educação técnica em enfermagem*. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 55, e20210238. https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0238