Tecnologias para educação em saúde sobre obstrução das vias aéreas por corpo estranho: revisão integrativa

Autores

  • Fabiana Laranjeira da Silva Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Campus Auroras, Redenção, CE, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-3166-4884
  • Nelson Miguel Galindo Neto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Departamento de Enfermagem, Campus Pesqueira, Pesqueira, PE, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-7003-165X
  • Guilherme Guarino de Moura Sá Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Departamento de Enfermagem, Campus Belo Jardim, Belo Jardim, PE, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-3283-2656
  • Michelline Santos de França Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Departamento de Enfermagem, Campus Abreu e Lima, Abreu e Lima, PE, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-2776-4361
  • Paula Marciana Pinheiro de Oliveira Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Campus Auroras, Redenção, CE, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-9091-0478
  • Monaliza Ribeiro Mariano Grimaldi Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Campus Auroras, Redenção, CE, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-8718-4783

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1980-220X2020035103778

Palavras-chave:

Engasgo, Obstrução das Vias Respiratórias, Educação em Saúde, Tecnologia Educacional, Materiais de Ensino, Revisão

Resumo

Objetivo: Analisar as tecnologias desenvolvidas para educação em saúde sobre obstrução das vias aéreas. Método: Revisão integrativa realizada mediante busca nas bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Latin American and Caribbean Health Sciences Literature, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Web of Science e Scopus. Selecionaram-se estudos originais, sem restrições de tempo e idioma. Os dados foram extraídos por dois pesquisadores independentes e organizados em quadros sinópticos. A integração dos resultados fundamentou-se no método de redução de dados. Resultados: Foram incluídos oito artigos, publicados em periódicos nacionais e internacionais, com predominância de estudos metodológicos. As tecnologias evidenciadas foram dos tipos aplicativos, cursos online, animação 3D, cartilha e website. A temática foi abordada entre os conteúdos do Suporte Básico de Vida. Observou-se ausência de tecnologias que abordassem o tema com acessibilidade. Conclusão: As tecnologias identificadas eram no formato digital e impresso e possuíam validade de conteúdo e efetividade para utilização na educação e saúde. Ainda assim, há lacuna de estudos que evidenciem tecnologias educacionais específicas sobre obstrução das vias aéreas.

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Publicado

2021-07-07

Edição

Seção

Revisão

Como Citar

Silva, F. L. da, Galindo Neto, N. M., Sá, G. G. de M., França, M. S. de, Oliveira, P. M. P. de, & Grimaldi, M. R. M. (2021). Tecnologias para educação em saúde sobre obstrução das vias aéreas por corpo estranho: revisão integrativa. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 55, e03778. https://doi.org/10.1590/S1980-220X2020035103778