Vivenciando o processo de educação na reabilitação física*

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0256

Palavras-chave:

Reabilitação, Pessoas com deficiência, Educação em saúde

Resumo

Objetivo: Interpretar e construir um modelo teórico da vivência do usuário no processo de educação no cenário da reabilitação física. Método: Pesquisa qualitativa, pautada na Teoria Fundamentada nos Dados. O cenário foi um Centro de Reabilitação da Rede Lucy Montoro, localizado no interior do Estado de São Paulo. A coleta de dados ocorreu de janeiro a outubro de 2019, a partir de 28 entrevistas com três grupos amostrais. O processo de coleta e análise foi guiado por amostragem teórica. Resultados: Emergiram 122 códigos conceituais. Foi estabelecida como a categoria central “Vivenciando a educação na reabilitação”; como Condições, as categorias: contando com o apoio da equipe, e ponderando sobre a dinâmica de grupo; como Ações-Interações, a categoria: experienciando orientações; e como Consequências, as categorias: promovendo mudança de hábitos, e encontrando resistência no seguimento. Conclusão: A vivência no processo da educação na reabilitação indica tratar-se de uma ação que demanda comunicação adequada e acolhimento por parte da equipe. Nas atividades em grupo, embora existam trocas de experiências entre os integrantes, é necessário considerar a heterogeneidade das situações.

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Publicado

2021-11-24

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Pereira, S. N., Alarcon, M. F. S., Selleti, J. D. do N., & Marin, M. J. S. (2021). Vivenciando o processo de educação na reabilitação física*. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 55, e20210256. https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0256