Experiências de famílias de adolescentes com incongruência de gênero à luz dos Modelos Calgary para famílias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2022-0027en

Palavras-chave:

Enfermagem no Consultório, Identidade de Gênero, Adolescente, Família; Relatos de Casos, Saúde Mental

Resumo

Objetivo: conhecer as experiências de familiares de adolescentes com incongruência de gênero. Método: estudo de caso qualitativo, apoiado pelo referencial teórico-metodológico dos Modelos Calgary de Avaliação e Intervenção Familiar. A coleta dos dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, observação participante em grupos de familiares e análise documental, com oito familiares. A análise dos dados foi realizada seguindo os preceitos da análise de conteúdo. Resultados: com a avaliação familiar, emergiram duas categorias: “Desafios em face à transição de gênero”, que evidenciou os problemas relacionados às expectativas criadas ao nascimento, novos nomes, pronomes e fluidez de gênero e o medo do preconceito, e “Aspectos apoiadores diante da possibilidade de transição de gênero”, que revelou o apoio familiar como ponto forte. Conclusão: conhecer as experiências permitiu compreender os desafios que os familiares enfrentam ao se deparar com aspectos físicos e emocionais da transição de gênero de seus filhos. Percebeu-se que o ato de procurar ajuda e de oferecer apoio é importante para uma transição saudável. Os achados proporcionaram melhor compreensão das questões familiares e forneceram sugestões de como a enfermagem pode elaborar o cuidado a essa população.

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Publicado

2022-07-18

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Lopes, P. F., Melo, L. de L., Ribeiro, C. A., & Toledo, V. P. (2022). Experiências de famílias de adolescentes com incongruência de gênero à luz dos Modelos Calgary para famílias. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 56, e20220027. https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2022-0027en