O efeito do estresse percebido e do letramento digital na satisfação do aluno quanto à educação a distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0488en

Palavras-chave:

Alfabetização Digital, Educação à Distância, Estresse Fisiológico, Covid-19, Estudantes, Satisfação Pessoal

Resumo

Objetivo: Examinar a relação entre estresse percebido e letramento digital com a satisfação de alunos de faculdades de ciências da saúde no processo de educação a distância. Método: O estudo transversal foi realizado por meio da coleta de dados de 842 alunos. A variável dependente foi a satisfação dos alunos na educação a distância. Para as análises, foram utilizados os métodos de teste t, ANOVA (post hoc: Bonferroni) e regressão linear. Resultados: A satisfação dos alunos de educação a distância foi de 178,21 ± 48,64. A satisfação dos alunos foi baixa entre aqueles que pensam que a educação a distância não é mais eficaz do que a educação presencial, que moram em vilas/cidades e apresentam alto estresse percebido. A satisfação dos alunos foi alta entre aqueles que não têm acesso limitado à internet, podem acessar a internet pelo computador, acompanhar as aulas regularmente toda semana, acham que a educação a distância é aplicável no domínio da saúde, podem adquirir feedback instantâneo do instrutor e têm maior letramento digital. Conclusão A satisfação dos alunos de educação a distância foi considerada moderada. A satisfação dos alunos na educação a distância aumenta à medida que os níveis de estresse percebido diminuem e os níveis de letramento digital aumentam.

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Publicado

2022-09-02

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Vermisli, S., Cevik, E., & Cevik, C. (2022). O efeito do estresse percebido e do letramento digital na satisfação do aluno quanto à educação a distância. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 56, e20210488. https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0488en