Estudo de caso de um adolescente segundo o Modelo Teórico do Ajuste ao Cancro Parental

Autores

  • Ana Filipa Domingues Sousa Universidade do Porto, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Porto, Portugal. Instituto Português de Oncologia de Coimbra, Coimbra, Portugal. Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Coimbra, Portugal. http://orcid.org/0000-0002-6390-5742
  • Diana Gabriela Simões Marques Santos Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Coimbra, Portugal. Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Coimbra, Portugal. http://orcid.org/0000-0001-8412-6556
  • Cristina Raquel Baptista Costeira Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Coimbra, Portugal. Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Saúde, Leiria, Portugal. Center for Innovative Care and Health Technology, Leiria, Portugal. http://orcid.org/0000-0002-4648-355X
  • Maria Margarida da Silva Reis dos Santos Ferreira Universidade do Porto, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Porto, Portugal. Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, Porto, Portugal. Escola Superior de Enfermagem do Porto, Porto, Portugal. http://orcid.org/0000-0002-7948-9317
  • Maria de Lurdes Lopes de Freitas Lomba Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Coimbra, Portugal. http://orcid.org/0000-0003-1505-5496

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2022-0188en

Palavras-chave:

Adolescente, Neoplasias, Enfermagem, Modelos Teóricos

Resumo

Objetivo: descrever e analisar experiência de um adolescente a vivenciar cancro parental, fundamentado no Modelo Teórico do Ajuste dos Adolescentes ao Cancro Parental, e prescrever intervenções de enfermagem em linguagem classificada. Método: estudo de caso único, tipo qualitativo, de adolescente de 16 anos de idade a vivenciar cancro da mãe. Analisou-se uma entrevista semiestruturada, baseada em um roteiro concetualizado pelo modelo teórico selecionado. Tratamento de dados ocorreu através de análise de conteúdo. Obteve-se autorização da Comissão de Ética TI 25/2020. Resultados: a análise da entrevista do adolescente permitiu identificar categorias concordantes com as variáveis do modelo. As dimensões de ajuste psicossocial e sintomas de resposta ao estress, como performance acadêmica e sintomas somáticos, foram reconhecidas no processo de ajuste do adolescente. As intervenções de enfermagem serão focadas na educação e apoio. Conclusão o modelo teórico contribuiu para avaliar as necessidades do adolescente a vivenciar cancro parental, permitindo prescrever intervenções de enfermagem em linguagem classificada que considerem variáveis moderadoras e mediadoras, promovendo-se o ajuste. O modelo demonstrou ser adequado para futuras intervenções a adolescentes a experienciar situações semelhantes.

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Publicado

2022-09-12

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Sousa, A. F. D., Santos, D. G. S. M., Costeira, C. R. B., Ferreira, M. M. da S. R. dos S., & Lomba, M. de L. L. de F. (2022). Estudo de caso de um adolescente segundo o Modelo Teórico do Ajuste ao Cancro Parental. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 56, e20220188. https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2022-0188en