Tecnologias educativas para orientação da coleta de escarro da tuberculose pulmonar: revisão sistemática*

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0433en

Palavras-chave:

Tuberculose Pulmonar, Tecnologia Educacional, Educação em Saúde, Escarro, Revisão Sistemática

Resumo

Objetivo: Avaliar as contribuições das tecnologias educativas utilizadas durante as orientações para coleta de escarro da tuberculose pulmonar. Método: Revisão sistemática guiada pelo Preferred Reporting items for Systematic Reviews com protocolo registrado na base International Prospective Register of Systematic Reviews, sob o número CRD42020208162. A busca foi realizada nas bases de dados Cinahl, Scopus, PubMed, Web of Science, Embase, Lilacs, CENTRAL, CAPES, Proquest, OpenGrey e busca manual na lista de referências. A busca, seleção dos estudos, extração dos dados e avaliação metodológica pela ferramenta do Risco de Viés da Cochrane foram realizadas por dois revisores independentes. Resultados: Evidenciaram-se 2488 estudos, sendo sete selecionados e analisados, dos quais quatro utilizaram palestras estruturadas; três, folder educativo; e um, vídeo educativo. Todos foram utilizados de forma isolada ou em conjunto, impactando na confirmação bacteriológica da tuberculose. Os estudos apresentaram baixo risco de viés. Conclusão: As evidências científicas demonstraram que as tecnologias educativas apresentam como contribuições o aumento da qualidade, volume e aspecto da amostra de escarro, o que proporciona a melhoria da confirmação bacteriológica da doença.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2022-07-22

Edição

Seção

Revisão

Como Citar

Silva, K. N. da, Santos, P. S. P. dos, Barbosa, R. de S., Lopes, M. do S. V., Pinto, A. G. A., & Cavalcante, E. G. R. (2022). Tecnologias educativas para orientação da coleta de escarro da tuberculose pulmonar: revisão sistemática*. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 56, e20210433. https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2021-0433en