Efeito de intervenção educativa para adesão de adolescentes escolares à vacina contra o papilomavírus humano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2022-0082en

Palavras-chave:

Vacinas contra Papilomavirus, Ensaio Clínico, Tecnología Educacional, Adolescente, Serviços de Saúde Escolar, Enfermagem

Resumo

Objetivo: avaliar os efeitos da intervenção educativa “Sai fora, HPV!” para aumento do conhecimento, atitude e adesão de adolescentes à vacinação contra o papilomavírus humano. Método: ensaio clínico randomizado por conglomerado, realizado em seis escolas de dois municípios cearenses, com 238 meninas. O grupo controle (n = 120) recebeu orientações rotineiras, e o grupo intervenção (n = 118), cartões-mensagem impressos sobre a vacina HPV quadrivalente. Aplicou-se inquérito conhecimento, atitude e prática pré- e pós-intervenção em ambos os grupos. Realizaram-se Testes de McNemar, para analisar conhecimento, atitude e prática pré- e pós-intervenção, do Qui-Quadrado, para comparar adesão em relação ao conhecimento e atitude, e modelo de regressão logística, para avaliação da adesão à vacina. Adotou-se nível de significância 5%. Resultados: pré-intervenção, conhecimento era inadequado e atitude adequada em ambos os grupos. Pós-intervenção, conhecimento e práticas adequados se tornaram maior no grupo intervenção. Conhecimento e atitude adequados pós-intervenção, além da idade maior ou igual a 12, aumentam a chance para vacinação, explicando 70% da prática. Conclusão a intervenção educativa foi efetiva para conhecimento e adesão da vacina HPV quadrivalente pelas adolescentes. UTN: U1111-1254-5546; ReBEC: RBR-107hzdqt.

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Publicado

2022-10-07

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Artigo Original

Como Citar

Ferreira, H. L. O. C., Siqueira, C. M., Sousa, L. B. de, Nicolau, A. I. O., Lima, T. M., Aquino, P. de S., & Pinheiro, A. K. B. (2022). Efeito de intervenção educativa para adesão de adolescentes escolares à vacina contra o papilomavírus humano. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 56, e20220082. https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2022-0082en