Parto almejado versus realizado: percepção de acadêmicas de enfermagem acerca do seu tipo de parto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2022-0217en

Palavras-chave:

Parto, Estudantes de Enfermagem, Enfermagem Obstétrica, Mães, Humanização da Assistência, Pesquisa Qualitativa

Resumo

Objetivo: Identificar a percepção de mães acadêmicas de enfermagem quanto ao tipo de parto almejado em relação ao realizado. Método: Pesquisa qualitativa, apoiada nos pressupostos da Humanização da Assistência Obstétrica, desenvolvida de forma remota com 16 acadêmicas de enfermagem, que vivenciaram o processo de parturição. Procedeu-se a coleta por meio de grupo focal online pelo programa Google Meet, guiado por roteiro semiestruturado. Os discursos foram analisados com base na técnica de Análise Temática de Conteúdo. Resultados: Identificou-se discrepância insatisfatória entre a preferência da mãe e a realização, predominando-se o desejo pela via vaginal em virtude dos conhecimentos acadêmicos acerca dos benefícios. No entanto, a cesariana se sobressaiu enquanto procedimento realizado em razão de eventuais complicações, medos, situação financeira da parturiente e controle da escolha pelo profissional de saúde. Conclusão: A percepção indica discordâncias marcantes, com a presença de complicações, medo, ausência de autonomia e predominância de um modelo assistencial hegemônico, reforçando a necessidade de ampliação e aplicação da Humanização da Assistência Obstétrica, como condição primária para um adequado acompanhamento.

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Publicado

2022-12-05

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Pereira, C. da S., Soares, J. L., Bráulio, T. I. C., Damasceno, S. S., Oliveira, D. R. de, & Cruz, R. de S. B. L. C. (2022). Parto almejado versus realizado: percepção de acadêmicas de enfermagem acerca do seu tipo de parto. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 56, e20220217. https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2022-0217en