Validação clínica do diagnóstico de enfermagem “Risco de atraso no desenvolvimento infantil”*

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2022-0229en

Palavras-chave:

Desenvolvimento Infantil, Estudo de Validação, Enfermagem Pediátrica, Diagnóstico de Enfermagem, Terminologia

Resumo

Objetivo: Realizar a validação clínica dos fatores de risco do diagnóstico de Enfermagem “Risco de atraso no desenvolvimento infantil”. Método: Estudo transversal, de abordagem quantitativa, realizado em um ambulatório de especialidades e em unidades de saúde da família, com 124 crianças. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas com os responsáveis pelas crianças e investigou os fatores de risco para atraso no desenvolvimento infantil. Resultados: Os fatores de risco sob teste estiveram presentes em 108 crianças avaliadas (87,1%). Nos testes de acurácia, a maioria dos valores de especificidade foi acima de 80%, e os de sensibilidade, inferiores a 30%. A maioria dos fatores de risco teve odds ratio >1, com destaque para três: distúrbio genético (OR = 38, p < 0,05) e distúrbio congênito (OR = 4,4, p < 0,05), entre os aspectos relativos à criança, e o desenvolvimento cognitivo dos pais prejudicado (OR = 27, p < 0,05), entre os aspectos dos cuidadores. Conclusão O estudo contribuiu para o refinamento da acurácia diagnóstica, identificando fatores potencialmente associados ao diagnóstico avaliado.

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Publicado

2022-12-16

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Melo, N. P. de, Souza, J. M. de, Cordeiro, S. M., & Veríssimo, M. de L. Ó R. (2022). Validação clínica do diagnóstico de enfermagem “Risco de atraso no desenvolvimento infantil”*. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 56, e20220229. https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2022-0229en