Comparação de eficácia de duas intervenções educativas na qualidade do sono de idosos: ensaio clínico randomizado*

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2022-0326en

Palavras-chave:

Idoso, Sono, Cuidados de Enfermagem, Tecnologia Educacional

Resumo

Objetivo: comparar a eficácia de intervenção educativa mediada por cartilha com orientações verbais de enfermagem na melhora da qualidade do sono de idosos. Método: ensaio clínico randomizado, simples-cego, realizado com 126 idosos, dos quais 62 foram alocados no grupo 1, que recebeu educação em saúde com uso de cartilha educativa, e 64 no grupo 2, que foram expostos à educação em saúde com orientações verbais de enfermagem. A qualidade do sono foi verificada pelo Índice de Pittsburgh, Escala de Sonolência de Epworth e variável minutos que leva para dormir. Para comparar os pré e pós-testes, intragrupo, utilizaram-se os Testes de Wilcoxon e Qui-Quadrado. A mudança de status foi avaliada pelo Teste Qui-Quadrado de McNemar. Para comparar grupos, utilizou-se Mann-Whitney e Qui-Quadrado. O nível de significância foi de 5%. Resultados: os idosos de ambos os grupos apresentaram melhora na qualidade do sono (p > 0,05) após as intervenções. Não houve diferença estatisticamente significativa entre as intervenções. Conclusão a intervenção educativa mediada por cartilha e as orientações verbais de enfermagem foram igualmente eficazes na melhora da qualidade do sono de idosos. RBR-993xf7.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2023-01-16

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Carvalho, K. M. de, Figueiredo, M. do L. F., Galindo Neto, N. M., Sá, G. G. de M., Silva, C. R. D. T., & Mendes, P. N. (2023). Comparação de eficácia de duas intervenções educativas na qualidade do sono de idosos: ensaio clínico randomizado*. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 56, :e20220326. https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2022-0326en