Reflexos dos determinantes sociais da saúde na aprendizagem de crianças escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2022-0345en

Palavras-chave:

Determinantes Sociais da Saúde, Saúde da Criança, Serviços de Saúde Escolar, Baixo Rendimento Escolar

Resumo

Objetivo: compreender os reflexos dos determinantes sociais da saúde na aprendizagem de crianças escolares, vinculadas à rede pública de ensino, sob a ótica dos profissionais da saúde e da educação. Método: estudo qualitativo, do tipo ação participante, articulado ao Itinerário de Pesquisa de Freire, percorrendo três momentos: Investigação Temática; Codificação e Decodificação; Desvelamento Crítico. Participaram 27 profissionais da saúde e 18 da educação, atuantes em quatro municípios de Santa Catarina. Realizaram-se entrevistas individuais e um Círculo de Cultura entre novembro de 2020 a março de 2021. A análise desenvolveu-se nas discussões no Círculo de Cultura, com reflexão dos temas. Resultados: as condições de vida desfavoráveis, hábitos pouco saudáveis e as relações sociais frágeis tendem a influenciar negativamente na aprendizagem escolar das crianças. Há necessidade de implementação de ações envolvendo o setor saúde e educação, como o Programa Saúde na Escola. Conclusão a atuação articulada dos profissionais de saúde e educação sobre os determinantes sociais é o caminho para promover saúde e o desempenho escolar infantil, com vistas a minimizar os efeitos das iniquidades existentes.

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Publicado

2023-01-23

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Rumor, P. C. F., Heidemann, I. T. S. B., Souza, J. B. de, Manfrini, G. C., Durand, M. K., & Beckert, R. A. T. (2023). Reflexos dos determinantes sociais da saúde na aprendizagem de crianças escolares. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 56, e20220345. https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2022-0345en