Reflexos dos determinantes sociais da saúde na aprendizagem de crianças escolares
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2022-0345enPalavras-chave:
Determinantes Sociais da Saúde, Saúde da Criança, Serviços de Saúde Escolar, Baixo Rendimento EscolarResumo
Objetivo: compreender os reflexos dos determinantes sociais da saúde na aprendizagem de crianças escolares, vinculadas à rede pública de ensino, sob a ótica dos profissionais da saúde e da educação. Método: estudo qualitativo, do tipo ação participante, articulado ao Itinerário de Pesquisa de Freire, percorrendo três momentos: Investigação Temática; Codificação e Decodificação; Desvelamento Crítico. Participaram 27 profissionais da saúde e 18 da educação, atuantes em quatro municípios de Santa Catarina. Realizaram-se entrevistas individuais e um Círculo de Cultura entre novembro de 2020 a março de 2021. A análise desenvolveu-se nas discussões no Círculo de Cultura, com reflexão dos temas. Resultados: as condições de vida desfavoráveis, hábitos pouco saudáveis e as relações sociais frágeis tendem a influenciar negativamente na aprendizagem escolar das crianças. Há necessidade de implementação de ações envolvendo o setor saúde e educação, como o Programa Saúde na Escola. Conclusão a atuação articulada dos profissionais de saúde e educação sobre os determinantes sociais é o caminho para promover saúde e o desempenho escolar infantil, com vistas a minimizar os efeitos das iniquidades existentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.