A participação acadêmica e sua influência na vida profissional segundo a percepção de enfermeiros
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0080-62342009000100019Palavras-chave:
Enfermagem, Estudantes de enfermagem, Participação cidadãResumo
O trabalho teve como objetivo a compreensão da participação na vida acadêmica e sua relação com a vida profissional, segundo a percepção de enfermeiros que a vivenciaram. O estudo foi realizado com base nos pressupostos da pesquisa qualitativa, modalidade do fenômeno situado, fundamentado na Fenomenologia. Os sujeitos que participaram desse estudo foram sete enfermeiros egressos, entrevistados utilizando-se a questão norteadora Como você percebe o participar na vida acadêmica em relação à vida profissional. Mediante análises ideográfica e nomotética resgataram-se os seguintes temas: Instituição de Ensino - Formadora de Recursos Humanos, Instituição Assistencial - Acolhedora de Recursos Humanos e a Relação Instituição de Ensino e Instituição Assistencial. Há compreensão de que apesar de constituírem modalidades distintas, participação acadêmica e participação profissional estão inter-relacionadas, desvelando a inegável relação instituição de ensino e instituição assistencial, como espaços para vivências do processo participativo.Downloads
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Publicado
2009-03-01
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Artigo Original
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Como Citar
Sampaio, S. F., & Kurcgant, P. (2009). A participação acadêmica e sua influência na vida profissional segundo a percepção de enfermeiros. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 43(1), 146-151. https://doi.org/10.1590/S0080-62342009000100019