A participação acadêmica e sua influência na vida profissional segundo a percepção de enfermeiros

Autores

  • Sueli Fátima Sampaio Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Faculdade de Enfermagem
  • Paulina Kurcgant Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Orientação Profissional

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342009000100019

Palavras-chave:

Enfermagem, Estudantes de enfermagem, Participação cidadã

Resumo

O trabalho teve como objetivo a compreensão da participação na vida acadêmica e sua relação com a vida profissional, segundo a percepção de enfermeiros que a vivenciaram. O estudo foi realizado com base nos pressupostos da pesquisa qualitativa, modalidade do fenômeno situado, fundamentado na Fenomenologia. Os sujeitos que participaram desse estudo foram sete enfermeiros egressos, entrevistados utilizando-se a questão norteadora Como você percebe o participar na vida acadêmica em relação à vida profissional. Mediante análises ideográfica e nomotética resgataram-se os seguintes temas: Instituição de Ensino - Formadora de Recursos Humanos, Instituição Assistencial - Acolhedora de Recursos Humanos e a Relação Instituição de Ensino e Instituição Assistencial. Há compreensão de que apesar de constituírem modalidades distintas, participação acadêmica e participação profissional estão inter-relacionadas, desvelando a inegável relação instituição de ensino e instituição assistencial, como espaços para vivências do processo participativo.

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Publicado

2009-03-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Sampaio, S. F., & Kurcgant, P. (2009). A participação acadêmica e sua influência na vida profissional segundo a percepção de enfermeiros. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 43(1), 146-151. https://doi.org/10.1590/S0080-62342009000100019