Estratégias de ensino-aprendizagem na enfermagem: análise pela Escala de Coma de Glasgow

Autores

  • Ana Beatriz Pinto da Silva Morita Faculdades Integradas Teresa D'Ávila; curso de enfermagem
  • Maria Sumie Koizumi Universidade de Guarulhos; Curso de Mestrado em Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342009000300007

Palavras-chave:

Ensino, Aprendizagem, Enfermagem, Educação em enfermagem, Escala de Coma de Glasgow

Resumo

Usando como tema a Escala de Coma de Glasgow (ECGl), este estudo objetivou analisar e verificar a retenção do conhecimento frente às estratégias de ensino-aprendizagem e autoaprendizado oferecidas, e verificar o grau de conhecimento adquirido neste processo e a possível associação entre ser ou não aluno que trabalha na enfermagem. Estudo descritivo de abordagem quantitativa. Participaram 62 alunos regularmente matriculados no primeiro semestre do 4º ano de enfermagem. As estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas foram: aula expositiva com diapositivos e videoteipe e texto-base. Dos participantes, 41,9% eram trabalhadores na enfermagem; 61,3% informaram ter cuidado de pacientes com alteração do nível de consciência, com predomínio no grupo em que trabalha. Houve incremento estatisticamente significante no percentual de acerto após a aula expositiva e o videoteipe, não havendo alteração no resultado após o autoaprendizado. Não houve diferença no grau de conhecimento adquirido entre os grupos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2009-09-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Morita, A. B. P. da S., & Koizumi, M. S. (2009). Estratégias de ensino-aprendizagem na enfermagem: análise pela Escala de Coma de Glasgow. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 43(3), 543-550. https://doi.org/10.1590/S0080-62342009000300007