Processo ensino aprendizagem em saúde mental: o olhar do aluno sobre reabilitação psicossocial e cidadania

Autores

  • Sônia Barros Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Materno Infantil
  • Heloísa Garcia Claro Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000300022

Palavras-chave:

Saúde mental, Educação em enfermagem, Educação baseada em competências, Reabilitação

Resumo

As políticas de Saúde Mental vigentes no país confirmam necessidade de estimular práticas de ensino, pesquisa e extensão que favoreçam novas atitudes profissionais. Estudo anterior revelou que a representação de alunos sobre competências necessárias na saúde mental, conforma categorias sobre conceitos de competência, recursos cognitivos, sentimentos expressos e conceito de saúde e doença, não se depreendendo temas relacionados à Cidadania ou à Reabilitação Psicossocial dos usuários, conceitos centrais no ensino da disciplina. Neste estudo, analisou-se a representação sobre estes conceitos, sobre os saberes e habilidades identificados como necessários para a prática da Reabilitação. Os entrevistados cursaram a disciplina de Enfermagem em Saúde Mental de uma universidade pública e os resultados mostram valorização das demandas dos usuários, no entanto, as representações sobre cidadania e reabilitação psicossocial sustentam-se no senso comum relacionado à periculosidade e à direitos básicos como à saúde e lazer.

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Publicado

2011-06-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Barros, S., & Claro, H. G. (2011). Processo ensino aprendizagem em saúde mental: o olhar do aluno sobre reabilitação psicossocial e cidadania. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 45(3), 700-707. https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000300022