Comunicação e educação nas consultas de crianças com infecções respiratórias agudas

Autores

  • Ana Paula Alves de Carvalho Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Maria De La Ó Ramallo Veríssimo Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000400008

Palavras-chave:

Criança, Infecções respiratórias, Comunicação em saúde, Educação em saúde, Relações profissional-família, Saúde da criança

Resumo

Este estudo objetivou identificar as orientações de cuidado à criança com infecções respiratórias agudas (IRA) e descrever o processo de comunicação entre profissionais e mães na consulta. Os dados foram coletados em Unidades Básicas de Saúde, em entrevistas e observação de consultas de enfermeiras e médicos a crianças com IRA. Os resultados mostram orientações variáveis e incompletas entre os profissionais, predominantemente prescritivas e centradas na doença, principalmente no tratamento medicamentoso. A comunicação é centrada no profissional, o que não favorece um processo educativo emancipatório. Conclui-se a necessidade de incluir esses conteúdos na formação inicial e permanente dos profissionais.

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Publicado

2011-08-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Carvalho, A. P. A. de, & Veríssimo, M. D. L. Ó R. (2011). Comunicação e educação nas consultas de crianças com infecções respiratórias agudas. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 45(4), 847-854. https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000400008