Concepções de comunicação na gerência de Enfermagem Hospitalar entre enfermeiros gerentes de um hospital universitário

Autores

  • José Luís Guedes dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Adelina Giacomelli Prochnow Universidade Federal de Santa Maria; Departamento de Enfermagem
  • Suzinara Beatriz Soares de Lima Universidade Federal de Santa Maria
  • Joséte Luzia Leite Universidade Federal do Rio de Janeiro; Escola de Enfermagem Anna Nery
  • Alacoque Lorenzini Erdmann Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000400024

Palavras-chave:

Comunicação, Gerência, Supervisão de Enfermagem, Serviço Hospitalar de Enfermagem

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar as concepções dos enfermeiros gerentes de um hospital universitário sobre a comunicação na gerência de enfermagem hospitalar. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo de abordagem qualitativa interpretativa. Os dados foram produzidos entre setembro e outubro de 2007, por vinhetas e entrevistas com 19 enfermeiros gerentes de um hospital universitário do sul do Brasil, e submetidos à análise temática. Os enfermeiros reconhecem a importância da comunicação no gerenciamento de enfermagem, concebendo-as, entretanto, de maneiras distintas: parte do grupo pesquisado destacou a comunicação na sua perspectiva dialógica e interativa; e outra, o entendimento da comunicação formalizada, pautada na transmissão e manutenção de normas e rotinas hospitalares, com ênfase na comunicação escrita. É importante a ampliação das discussões acerca da tríade comunicação, gerência e diálogo, visando a construção de formas mais interativas de gerenciar o cuidado de enfermagem hospitalar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2011-08-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Santos, J. L. G. dos, Prochnow, A. G., Lima, S. B. S. de, Leite, J. L., & Erdmann, A. L. (2011). Concepções de comunicação na gerência de Enfermagem Hospitalar entre enfermeiros gerentes de um hospital universitário. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 45(4), 959-965. https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000400024