Concepções de avaliação de desempenho em um currículo orientado por competência

Autores

  • Luzmarina Aparecida Doretto Braccialli Faculdade de Medicina de Marília
  • Maria Amélia Campos de Oliveira Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000500027

Palavras-chave:

Educação em enfermagem, Prática profissional, Competência profissional, Avaliação, Currículo

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar concepções de avaliação dos docentes no Exercício de Avaliação da Prática Profissional (EAPP). Foram analisados 155 instrumentos de avaliação preenchidos pelos docentes e filmados os EAPP de quatro estudantes de primeira e terceira séries. Para análise dos dados, utilizou-se o Método de Interpretação dos Sentidos. As concepções de avaliação expressas pelos docentes aproximaram-se da abordagem de competência dialógica, valorizando tanto produto quanto processo, o que contribui para diminuir os efeitos negativos da avaliação. Mudanças nas concepções de avaliação requerem um processo de construção institucional, com participação ativa da comunidade acadêmica, considerando as concepções existentes e buscando produzir consensos.

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Publicado

2011-10-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Braccialli, L. A. D., & Oliveira, M. A. C. de. (2011). Concepções de avaliação de desempenho em um currículo orientado por competência. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 45(5), 1221-1228. https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000500027