Fluência digital e uso de ambientes virtuais: caracterização de alunos de enfermagem

Autores

  • Priscila Berenice Costa Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Cláudia Prado Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Orientação Profissional
  • Luciana de Fátima Teixeira de Oliveira Escola de Enfermagem São José; Curso de Enfermagem
  • Heloísa Helena Ciqueto Peres Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Orientação Profissional
  • Maria Cristina Komatsu Braga Massarollo Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Orientação Profissional
  • Maria de Fátima Prado Fernandes Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Orientação Profissional
  • Maria Madalena Januário Leite Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Orientação Profissional
  • Genival Fernandes de Freitas Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Orientação Profissional

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000700008

Palavras-chave:

Educação em enfermagem, Tecnologia educacional, Informática em enfermagem

Resumo

O objetivo do estudo foi caracterizar o perfil de licenciandos de enfermagem, identificar a fluência digital, o conhecimento, a habilidade e o interesse no uso de ambientes virtuais de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, exploratório-descritiva realizada com 51 licenciandos de enfermagem por meio de questionário. Dos participantes do estudo 51 (100%) afirmam ter conhecimento em informática, sendo que 26 (49%) indicam um nível intermediário; 47 (92%) fazem uso diário da Internet; 51 (100%) navegam em redes sociais e possuem e-mail; 51(100%) utilizam MSN e 32 (62,7%) Skype; 41 (82%) acessam Chats, 33 (64,7%) Fóruns de discussão e 22 (43%) Blogs; 33 (64,7%) utilizam frequentemente o Moodle e 26 (51%) o COL; e a grande maioria (45- 88,2%) relatou interesse no uso de ambientes virtuais de aprendizagem. Os alunos foram considerados fluentes digitais e apresentaram conhecimento, habilidade e expressivo interesse no uso de ambientes virtuais de aprendizagem em sua formação acadêmica.

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Publicado

2011-12-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Costa, P. B., Prado, C., Oliveira, L. de F. T. de, Peres, H. H. C., Massarollo, M. C. K. B., Fernandes, M. de F. P., Leite, M. M. J., & Freitas, G. F. de. (2011). Fluência digital e uso de ambientes virtuais: caracterização de alunos de enfermagem. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 45(spe), 1589-1594. https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000700008