Adolescentes em cena: uma proposta educativa no campo da saúde sexual e reprodutiva

Autores

  • Vânia de Souza Universidade Federal de Minas Gerais; Escola de Enfermagem; Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000800014

Palavras-chave:

Adolescente, Educação sexual, Saúde sexual e reprodutiva, Identidade de gênero, Arte

Resumo

Objetivou-se descrever a experiência sobre a elaboração de material educativo, no formato de performance teatral criada e encenada por adolescentes, como estratégia para a obtenção de uma atitude reflexiva e autônoma desses sujeitos, no campo afetivo-sexual e reprodutivo. Processo de intervenção e de investigação desenvolvido em uma escola pública de Belo Horizonte - Minas Gerais, Brasil - com 12 estudantes de 14 a 18 anos. A análise baseou-se no método de educação pela experiência, de John Dewey. Foram realizadas 23 oficinas até a produção do espetáculo e do vídeo Sexo sim, Doença Não, exibido para alunos do ensino médio. A produção de tecnologias educativas, construída pelos próprios adolescentes, possibilitou a ampliação de suas vivências e a re-significação de conhecimentos. Também auxiliou a compreensão da realidade cotidiana desses sujeitos, permitindo a ligação entre o interno (o pensamento do adolescente) e o externo (que concretiza os fenômenos sociais) no campo afetivo-sexual e reprodutivo.

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Publicado

2011-12-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Souza, V. de. (2011). Adolescentes em cena: uma proposta educativa no campo da saúde sexual e reprodutiva. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 45(spe2), 1716-1721. https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000800014