Satisfação no trabalho: indicador de qualidade no gerenciamento de recursos humanos em enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0080-62342012000100021Palavras-chave:
Satisfação no trabalho, Gerência, Recursos humanos de enfermagem no hospital, Autonomia profissionalResumo
Estudo descritivo que aborda a satisfação no trabalho de enfermeiros gerentes e assistenciais nos Serviços de Hematologia e Hemoterapia de um hospital público da cidade de São Paulo. Objetivou identificar fatores geradores de satisfação no trabalho de enfermeiros gerentes e assistenciais e subsidiar os resultados para a construção de indicadores para avaliação da qualidade do gerenciamento de recursos humanos em Enfermagem. Os componentes do trabalho foram: autonomia, interação, status profissional, requisitos do trabalho, normas organizacionais e remuneração. Participaram do estudo 44 enfermeiros. O instrumento de coleta foi o questionário Índice de Satisfação Profissional (ISP). Concluindo, este estudo permitiu identificar que o grupo assistencial foi o mais satisfeito, com ISP 10,5; o gerencial totalizou 10,0. Quanto à satisfação com a atividade atual, 88,9% dos enfermeiros gerentes disseram estar satisfeitos, assim como 90,9% dos assistenciais. Para os dois grupos, a autonomia foi o componente de maior nível de satisfação profissional.Downloads
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Publicado
2012-02-01
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Seção
Artigo Original
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Como Citar
Siqueira, V. T. A., & Kurcgant, P. (2012). Satisfação no trabalho: indicador de qualidade no gerenciamento de recursos humanos em enfermagem. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 46(1), 151-157. https://doi.org/10.1590/S0080-62342012000100021