O conhecimento como fator de vulnerabilidade à tuberculose entre alunos de graduação e profissionais de enfermagem

Autores

  • Thaís Virgínia Felício Mussi Faculdade de Medicina de Jundiaí; Nursing Department
  • Maria Cristina Traldi Faculdade de Medicina de Jundiaí; Nursing Department
  • Juliana Nery de Souza Talarico University of São Paulo; Nursing Department

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342012000300023

Palavras-chave:

Tuberculose, Vulnerabilidade, Enfermagem, Prevenção de doenças transmissíveis

Resumo

Este estudo intencionou identificar a vulnerabilidade à tuberculose (TB) relacionada à detenção de conhecimento sobre a doença, entre 76 alunos de graduação e profissionais de enfermagem. Trata-se de um estudo quantitativo-descritivo cujos dados foram coletados por meio de um questionário fechado acerca da transmissibilidade, formas de prevenção e medidas de biossegurança, diagnóstico e preconceitos sobre a doença. Os dados foram analisados por meio do software SAS versão 9.1.3, com nível de significância de 5% (p < 0.05). Foi evidenciada a vulnerabilidade à TB entre alunos e profissionais relacionada ao conhecimento atinente à transmissibilidade, formas de prevenção e medidas de biossegurança e diagnóstico. No tocante à transmissibilidade, observou-se maior vulnerabilidade entre os profissionais. Os resultados revelam necessidade de investimento em tal questão por parte de instituições médico-assistenciais, considerando o papel desempenhado pela enfermagem nas estratégias de prevenção e controle da doença.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2012-06-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Mussi, T. V. F., Traldi, M. C., & Talarico, J. N. de S. (2012). O conhecimento como fator de vulnerabilidade à tuberculose entre alunos de graduação e profissionais de enfermagem. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 46(3), 696-703. https://doi.org/10.1590/S0080-62342012000300023