O ensino da administração em enfermagem: percepção diante da vivência profissional

Autores

  • Raquel Rapone Gaidzinski USP; EE; Departamento de Orientação Profissiona
  • Maria Madalena Januário Leite USP; EE; Departamento de Orientação Profissiona
  • Regina Toshie Takahashi USP; EE; Departamento de Orientação Profissiona

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62341998000100007

Palavras-chave:

Administração em enfermagem, Ensino em enfermagem, Ensino em administração em enfermagem

Resumo

Este estudo teve por objetivo desvelar a compreensão de um grupo de enfermeiras egressas da Escola de Enfermagem da USP, quanto disciplina Administração aplicada à Enfermagem ministrada no Curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Para tanto buscou-se como trajetória metodológica a fenomenologia, tendo MARTINS;BICUDO como autores básicos e eixo principal da pesquisa. Guiadas por este referencial, realizou-se o estudo junto a oito enfermeiras, fazendo a descrição e a compreensão dos seus discursos e buscando trazer o significado que foi percebido do fenômeno estudado. Da análise fenomenológica dos relatos das enfermeiras emergiram possibilidades e limites do ensino da referida disciplina.

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Publicado

1998-04-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Gaidzinski, R. R., Leite, M. M. J., & Takahashi, R. T. (1998). O ensino da administração em enfermagem: percepção diante da vivência profissional. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 32(1), 42-51. https://doi.org/10.1590/S0080-62341998000100007