Integração docente-assistencial: um estudo de caso

Autores

  • Agnes Olschowsky USP; EE
  • Graciette Borges da Silva USP; EERP; Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342000000200002

Palavras-chave:

Integração docente-assistencial

Resumo

O objeto de estudo deste trabalho é o processo de integração docente-assistencial entre a Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, enfocando os atores envolvidos e a sua prática histórica concreta. Pretende-se conhecer a dinâmica das relações do referido processo, entendendo-o como um trabalho coletivo que resulta de transformações históricas e sociais. A dicotomia inter-institucional transparece como regra, desencadeando uma problemática de integração. A IDA existente não é harmônica, mas as relações de força que a integram devem ser aproveitadas como instrumento para sua ação e transformação, definindo a construção/reconstrução de novas alternativas.

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Publicado

2000-06-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Olschowsky, A., & Silva, G. B. da. (2000). Integração docente-assistencial: um estudo de caso. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 34(2), 128-137. https://doi.org/10.1590/S0080-62342000000200002