Caracterização das publicações sobre a educação profissional de enfermagem no Brasil

Autores

  • Rika M. Kobayashi Fundação Antonio Prudente; Escola de Enfermagem
  • Marcos Antonio da E. Frias Fundação Antonio Prudente; Escola de Enfermagem
  • Maria Madalena Januário Leite USP; EE

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342001000100012

Palavras-chave:

Educação em enfermagem, Ensino fundamental e médio, Auxiliares de enfermagem, Educação profissionalizante

Resumo

Buscando publicações sobre educação profissional em enfermagem constatou-se que pouco se escreve a respeito. Considerando que a força de trabalho na enfermagem é constituída por profissionais de nível médio e a competência de sua formação é do enfermeiro, optou-se por levantar e caracterizar as publicações relacionadas ao ensino médio de enfermagem no Brasil. Os resultados mostraram a concentração das publicações na região sudeste, sendo os autores, enfermeiros atuantes em instituição de ensino. Os conteúdos abordaram temas emergentes do período relacionadas à qualificação pessoal, suas implicações educacionais, legais e políticas e sobre o processo ensino aprendizagem.

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Publicado

2001-03-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Kobayashi, R. M., Frias, M. A. da E., & Leite, M. M. J. (2001). Caracterização das publicações sobre a educação profissional de enfermagem no Brasil. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 35(1), 72-79. https://doi.org/10.1590/S0080-62342001000100012