A formação da enfermeira na perspectiva da educação: reflexões e desafios para o futuro

Autores

  • Regina Lúcia Herculano Faustino UNASP
  • Emiko Yoshikawa Egry Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342002000400006

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação em enfermagem, Educação baseada em competências

Resumo

O presente artigo se propõe a apresentar uma reflexão sobre a formação da enfermeira na ótica de educadores, filósofos e estudiosos contemporâneos. Foram utilizados os referenciais de Moacir Gadotti, Edgar Morin e Philippe Perrenoud, bem como os quatro pilares da educação contemporânea, apresentados no Relatório Delors. A adoção de ferramentas como, aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser, bem como a abordagem por competências, são instrumentos indispensáveis à formação do profissional do mundo moderno. Acredita-se que ao serem incorporadas estas novas dimensões à formação da enfermeira, se desvelarão os nós a serem superados na conformação de um profissional de Enfermagem crítico, competente e agente de transformação social.

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Publicado

2002-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Faustino, R. L. H., & Egry, E. Y. (2002). A formação da enfermeira na perspectiva da educação: reflexões e desafios para o futuro. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 36(4), 332-337. https://doi.org/10.1590/S0080-62342002000400006