Desafios da formação em enfermagem no Brasil: proposta curricular da EEUSP para o bacharelado em enfermagem

Autores

  • Maria Amélia de Campos Oliveira Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem da USP
  • Maria De Lá Ó Ramallo Veríssimo Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem da USP
  • Vilanice de Araújo Püschel Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem da USP
  • Maria Luiza Gonzalez Riesco Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem da USP

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342007000500014

Palavras-chave:

Enfermagem, Ensino, Currículo

Resumo

O atual currículo do curso de graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da USP está sendo reformulado e sua implantação está prevista para 2009. Este artigo tem por objetivo apresentar, em linhas gerais, o novo currículo do curso de graduação em Enfermagem da EEUSP. A estrutura proposta está dividida em três ciclos: Básico (1.500 horas), Intermediário (1.500 horas) e Complementar (1.000 horas), com carga horária total de 4.000 horas, ministrada em oito semestres letivos. A mudança visa a aumentar a integração entre as disciplinas e os departamentos, a autonomia do estudante e adotar a formação para o Sistema Único de Saúde como orientação geral do currículo. O novo currículo está voltado à formação da enfermeira generalista, com competência técnica, científica e ético-política para prestar cuidados de enfermagem a indivíduos, famílias e grupos sociais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2007-12-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Oliveira, M. A. de C., Veríssimo, M. D. L. Ó R., Püschel, V. de A., & Riesco, M. L. G. (2007). Desafios da formação em enfermagem no Brasil: proposta curricular da EEUSP para o bacharelado em enfermagem. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 41(spe), 820-825. https://doi.org/10.1590/S0080-62342007000500014