A Tele-educação e a avaliação de competências profissionais da auxiliar de enfermagem no Brasil

Autores

  • Claudia Maria da Silva Marques Ministry of Health
  • Emiko Yoshikawa Egry University of São Paulo; School Nursing; Department of Nursing in Collective Health
  • Maria Bonifácio Silva Ministry of Health
  • Maria Cecília Ribeiro Ministry of Health
  • Marta Pazos Peralba Coelho Ministry of Health
  • Rosa Maria Godoy Serpa da Fonseca University of São Paulo; School Nursing; Department of Nursing in Collective Health
  • Teresa Christina Pereira Morais Ministry of Health

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342007000500018

Palavras-chave:

Competência profissional, Avaliação, Tecnologia educacional, Auxiliares de enfermagem

Resumo

Este trabalho apresenta a experiência brasileira na organização de metodologias e estratégias de avaliação de competências profissionais do auxiliar de enfermagem. O processo avaliativo proposto pelo Ministério da Saúde inclui, além de outras etapas, a criação do ambiente virtual de avaliação, que tem como premissa a avaliação formativa e à distância. Dentro da proposta metodológica de avaliação de competências profissionais na perspectiva crítico-emancipatória, foi desenvolvido um ambiente de tele-educação, com a criação de softwares, do homem virtual e do cybertutor de avaliação. Os módulos de avaliação consideraram as competências nas dimensões do saber-saber, saber-fazer e saber-ser, baseado em perfil profissional das praticas hospitalares e de unidades básicas de saúde. O instrumento mostrou ser uma importante estratégia de otimização dos procedimentos de avaliação para uso em larga escala no Brasil, além de um instrumento importante para educação permanente.

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Publicado

2007-12-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Marques, C. M. da S., Egry, E. Y., Silva, M. B., Ribeiro, M. C., Coelho, M. P. P., Fonseca, R. M. G. S. da, & Morais, T. C. P. (2007). A Tele-educação e a avaliação de competências profissionais da auxiliar de enfermagem no Brasil. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 41(spe), 841-846. https://doi.org/10.1590/S0080-62342007000500018