A Tele-educação e a avaliação de competências profissionais da auxiliar de enfermagem no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0080-62342007000500018Palavras-chave:
Competência profissional, Avaliação, Tecnologia educacional, Auxiliares de enfermagemResumo
Este trabalho apresenta a experiência brasileira na organização de metodologias e estratégias de avaliação de competências profissionais do auxiliar de enfermagem. O processo avaliativo proposto pelo Ministério da Saúde inclui, além de outras etapas, a criação do ambiente virtual de avaliação, que tem como premissa a avaliação formativa e à distância. Dentro da proposta metodológica de avaliação de competências profissionais na perspectiva crítico-emancipatória, foi desenvolvido um ambiente de tele-educação, com a criação de softwares, do homem virtual e do cybertutor de avaliação. Os módulos de avaliação consideraram as competências nas dimensões do saber-saber, saber-fazer e saber-ser, baseado em perfil profissional das praticas hospitalares e de unidades básicas de saúde. O instrumento mostrou ser uma importante estratégia de otimização dos procedimentos de avaliação para uso em larga escala no Brasil, além de um instrumento importante para educação permanente.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2007-12-01
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Como Citar
Marques, C. M. da S., Egry, E. Y., Silva, M. B., Ribeiro, M. C., Coelho, M. P. P., Fonseca, R. M. G. S. da, & Morais, T. C. P. (2007). A Tele-educação e a avaliação de competências profissionais da auxiliar de enfermagem no Brasil. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 41(spe), 841-846. https://doi.org/10.1590/S0080-62342007000500018