Escala optométrica para pré-escolares: método para determinação de figuras regionais

Autores

  • Rosane Arruda Dantas Universidade Federal do Acre
  • Lorita Marlena Freitag Pagliuca CNPq; Projeto Saúde Ocular
  • Paulo César de Almeida Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342008000300004

Palavras-chave:

Criança, Saúde ocular, Optometria

Resumo

As crianças muitas vezes apresentam dificuldade na identificação dos optótipos da escala de figuras. Com o objetivo de identificar figuras conhecidas das crianças e construir optótipos adequados a uma realidade local, elaborou-se um estudo quantitativo experimental, com uma amostra aleatória de 384 crianças de seis escolas. Percebeu-se, com a confecção de desenhos pelas crianças, o quanto as figuras estavam atreladas ao seu cotidiano. Como desenhos mais significativos mencionam-se: sol, boneco, casa, nuvem, árvore, carro, bola, estrela e coração. As figuras de maior freqüência foram sintetizadas na tentativa de aproximá-las de optótipos, sendo validadas com base em intervalo de confiança de 95% para o número de acertos: carro (100%), casa (98%), coração (98%), estrela (95%), bola (89%), flor (85%), sol (83%) e boneco (78%). Conclui-se que estas figuras têm aderência à cultura local.

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Publicado

2008-09-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Dantas, R. A., Pagliuca, L. M. F., & Almeida, P. C. de. (2008). Escala optométrica para pré-escolares: método para determinação de figuras regionais. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 42(3), 437-444. https://doi.org/10.1590/S0080-62342008000300004