Avaliação de um instrumento para classificação de pacientes pediátricos oncológicos

Autores

  • Sandra de Andrade Hospital de Câncer de Barretos
  • Sérgio Vicente Serrano Hospital de Câncer de Barretos
  • Maria Salete de A. Nascimento Hospital de Câncer de Barretos; Serviço de Cuidados Paliativos
  • Stela Verzinhasse Peres Hospital de Câncer de Barretos.; Instituto de Ensino e Pesquisa
  • Allini Mafra da Costa Hospital de Câncer de Barretos; Instituto de Ensino e Pesquisa
  • Regina Aparecida Garcia de Lima Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342012000400005

Palavras-chave:

Criança, Neoplasias, Classificação, Enfermagem pediátrica

Resumo

Este estudo teve como objetivos avaliar a reprodutibilidade interavaliadores do instrumento para a classificação de pacientes pediátricos portadores de câncer; verificar se o instrumento de classificação de pacientes é adequado a pacientes pediátricos portadores de câncer e elaborar uma proposta de modificação do instrumento, permitindo a adaptação para pacientes pediátricos oncológicos. Foram avaliados, na unidade de internação pediátrica de um Hospital de câncer, 34 pacientes pelas equipes de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Para a avaliação do grau de concordância entre os escores obtidos pelos avaliadores foi utilizado o coeficiente Kappa, que revelou um valor intermediário/alto nas classificações objetivas, e um valor baixo nas subjetivas. Conclui-se que o instrumento é confiável e reprodutível, porém, para classificação do paciente pediátrico oncológico, sugere-se a complementação de itens para atingir um resultado mais compatível com a realidade dessa população.

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Publicado

2012-08-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Andrade, S. de, Serrano, S. V., Nascimento, M. S. de A., Peres, S. V., Costa, A. M. da, & Lima, R. A. G. de. (2012). Avaliação de um instrumento para classificação de pacientes pediátricos oncológicos. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 46(4), 816-821. https://doi.org/10.1590/S0080-62342012000400005