Intervenção educativa sobre hipotermia: uma estratégia de ensino para aprendizagem em centro cirúrgico

Autores

  • Isabel Yovana Quispe Mendoza Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Aparecida de Cássia Giani Peniche Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342012000400010

Palavras-chave:

Auxiliares de Enfermagem, Aprendizagem, Hipotermia, Enfermagem perioperatória

Resumo

Este trabalho trata-se de um estudo quase experimental aplicado em uma intervenção educativa de curta duração aos auxiliares de enfermagem do Centro Cirúrgico, cujos objetivos foram conhecer as características sociais e de formação dos auxiliares de enfermagem; identificar a diferença no conhecimento sobre hipotermia no auxiliar de enfermagem após a intervenção educativa e relacionar as ações de enfermagem às variáveis estudadas. A intervenção educativa foi efetiva, uma vez que a diferença na média das ações de enfermagem foi de 5,35 após a intervenção educativa. Entretanto, não se verificou diferença significativa das ações de enfermagem quando relacionadas às variáveis estudadas. Recomenda-se realizar estudos sobre educação nos profissionais de Enfermagem, baseado na aprendizagem significativa nas diferentes unidades.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2012-08-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Mendoza, I. Y. Q., & Peniche, A. de C. G. (2012). Intervenção educativa sobre hipotermia: uma estratégia de ensino para aprendizagem em centro cirúrgico. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 46(4), 851-857. https://doi.org/10.1590/S0080-62342012000400010