Avaliação do raciocínio científico e comunicação oral e escrita no graduado em enfermagem

Autores

  • Ingrid Demandes Universidad Mayor; Académica de Escuela de Enfermería
  • Cecilia A. Latrach Universidad Mayor; Escuela de Enfermería
  • Naldy Pamela Febre Universidad Mayor; Escuela de Enfermería
  • Claudia Muñoz Universidad Mayor; Escuela de Enfermería
  • Pamela Torres Universidad Mayor; Escuela de Enfermería
  • Jessica Retamal Universidad Mayor; Escuela de Enfermería

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342012000400028

Palavras-chave:

Educação em enfermagem, Estudantes de enfermagem, Comunicação

Resumo

O presente trabalho trata-se de estudo descritivo e transversal realizado em Santiago do Chile, que teve como objetivo avaliar o raciocínio científico e a comunicação oral e escrita dos estudantes graduados em enfermagem. A amostra foi constituída por 37 estudantes graduados em enfermagem que participaram da pesquisa concebida em três etapas: I) criação e validação do instrumento; II) formação dos professores participantes da equipe para aplicação uniforme do instrumento; III) aplicação do instrumento e análise de dados. Os dados mostram diferentes porcentagens desta competência, predominando o raciocínio científico (83,16%), seguido de comunicação oral e escrita (78,37%). Conclui-se que esta pesquisa demonstra a utilidade para as escolas de enfermagem da implementação de uma avaliação formal que permita determinar o perfil de egresso do graduado em enfermagem garantindo a qualidade da formação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2012-08-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Demandes, I., Latrach, C. A., Febre, N. P., Muñoz, C., Torres, P., & Retamal, J. (2012). Avaliação do raciocínio científico e comunicação oral e escrita no graduado em enfermagem. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 46(4), 980-984. https://doi.org/10.1590/S0080-62342012000400028