Identificação dos pilares da educação na disciplina integralidade no cuidado à saúde

Autores

  • Zeyne Alves Pires Scherer Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas
  • Edson Arthur Scherer Universidade de São Paulo; Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342012000400029

Palavras-chave:

Educação em enfermagem, Educação superior, Estudantes de enfermagem, Currículo, Assistência Integral à Saúde

Resumo

O presente estudo objetivou verificar, a partir da análise de narrativas de portfólios de estudantes, se os quatro pilares da educação foram contemplados na disciplina integralidade no cuidado à saúde do currículo integrado do curso de Bacharelado em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (USP). Foi realizada pesquisa qualitativa, do tipo documental, de 46 portfólios construídos na disciplina. Para a coleta dos dados, foi utilizado um roteiro de avaliação contendo itens que contemplaram as dimensões cognitivas e afetivas. Os dados foram submetidos à análise categorial temática utilizando os pilares da educação como categorias predefinidas. Os resultados indicam que os pilares da educação parecem ter sido contemplados na disciplina. Apesar dos achados deste estudo, não houve indícios de que as competências esperadas foram discutidas entre alunos e docentes, nos registros referentes aos momentos de avaliação de cada ciclo pedagógico da disciplina estudada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2012-08-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Scherer, Z. A. P., & Scherer, E. A. (2012). Identificação dos pilares da educação na disciplina integralidade no cuidado à saúde. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 46(4), 985-993. https://doi.org/10.1590/S0080-62342012000400029