Comunicação nas práticas de coordenação de grupos socioeducativos na saúde da família

Autores

  • Liliam Barbosa Silva Universidade Federal de Minas; Escola de Enfermagem
  • Sonia Maria Soares Universidade Federal de Minas Gerais; Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/reeusp.v47i3.78006

Palavras-chave:

Comunicação Estrutura de grupo, Programa Saúde da Família, Enfermagem em saúde pública

Resumo

Este estudo objetivou desvelar a forma da comunicação do coordenador de grupos socioeducativos na Saúde da Família. Pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória desenvolvida com 25 coordenadores de grupos distribuídos em oito unidades básicas de saúde de Belo Horizonte, Brasil. Para coleta de dados, utilizou-se a observação não participante e a entrevista semiestruturada com os coordenadores. O estudo teve como marco teórico as concepções de Bakhtin e referenciais sobre comunicação e saúde. As informações coletadas mostram que a tríade corpo, saúde e doença é comunicada nos grupos por diferentes canais e em níveis diversificados de discurso. Conclui-se que há necessidade do coordenador valer-se de uma abordagem que valoriza a expressão do participante, não estritamente da saúde em sua dimensão física, mas da vida de cada um, buscando diferentes formas de comunicação para efetivar a ação educativa dialógica e os espaços de interação nos grupos.

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Publicado

2013-06-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Silva, L. B., & Soares, S. M. (2013). Comunicação nas práticas de coordenação de grupos socioeducativos na saúde da família. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 47(3), 640-647. https://doi.org/10.1590/reeusp.v47i3.78006