Jogo educativo sobre drogas para cegos: construção e avaliação

Autores

  • Monaliza Ribeiro Mariano Universidade Federal do Ceara
  • Cristiana Brasil de Almeida Reboucas Universidade Federal do Ceara; Departamento de Enfermagem
  • Lorita Marlena Freitag Pagliuca Universidade Federal do Ceara; Departamento de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/reeusp.v47i4.78044

Palavras-chave:

Educação em saúde, Jogos e brinquedos, Drogas ilícitas, Pessoas com deficiência, Tecnologia

Resumo

Estudo realizado com o objetivo de construir e avaliar um jogo educativo sobre drogas psicoativas acessível a pessoas cegas, desenvolvido em três etapas: construção do jogo educativo, avaliação por três especialistas em educação especial e doze cegos. Foi construído um jogo de tabuleiro denominado Drogas: jogando limpo . Na Versão Alfa os especialistas fizeram sugestões em relação às e instruções e ao tabuleiro: textura das casas, peças do jogo e escrita em Braille. Na Versão Beta, procedeu-se à avaliação pelos cegos, os quais sugeriram alterações na textura das casas e colocação de velcro para fixação do pino no tabuleiro. Passou-se, então, à Versão Gama, jogada pelas últimas três duplas de cegos e considerada adequada. Na avaliação dos juízes, o jogo revelou-se adequado, pois permite o acesso à informação sobre drogas psicoativas de maneira lúdica.

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Publicado

2013-08-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Mariano, M. R., Reboucas, C. B. de A., & Pagliuca, L. M. F. (2013). Jogo educativo sobre drogas para cegos: construção e avaliação. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 47(4), 930-936. https://doi.org/10.1590/reeusp.v47i4.78044