O desenvolvimento de competencias etico-politicas segundo egressos de um Curso ee Graduacao em Enfermagem

Autores

  • Maria Dyrce Dias Meira Sao Paulo Adventist University Center
  • Paulina Kurcgant Sao Paulo School of Nursing

DOI:

https://doi.org/10.1590/reeusp.v47i5.78081

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo identificar competências ético-políticas possibilitadas pelo processo formativo compatíveis com o perfil do enfermeiro previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Enfermagem. É um estudo de caso com unidades incorporadas representadas por 32 egressos de uma instituição de ensino particular confessional e inseridos no mercado de trabalho. O conteúdo das entrevistas foi analisado com base na técnica da Análise Temática resultando nas categorias: “Competências ético-políticas no processo formativo” e “Competências ético-políticas como produto do processo formativo”. Na perspectiva do egresso, estas categorias reforçam o papel social do profissional enfermeiro e o preparo do estudante para a reflexão, a compreensão e a participação na transformação da sociedade.

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Publicado

2013-03-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Meira, M. D. D., & Kurcgant, P. (2013). O desenvolvimento de competencias etico-politicas segundo egressos de um Curso ee Graduacao em Enfermagem. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 47(5), 1203-1210. https://doi.org/10.1590/reeusp.v47i5.78081