Integralidade no ensino da saúde da criança na Graduação em Enfermagem: perspectiva de docentes

Autores

  • Emília Gallindo Cursino Universidade Federal Fluminense
  • Elizabeth Fujimori University of Sao Paulo
  • Maria Aparecida Munhoz Gaíva Federal University of Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000100014

Resumo

Estudo qualitativo que analisou, na perspectiva de docentes, se o ensino da saúde da criança incorpora o princípio da integralidade na formação de enfermeiros. Participaram do estudo 16 docentes envolvidos no ensino da saúde da criança em oito cursos de graduação. Coletou-se dados por entrevistas submetidas à análise de conteúdo do tipo temática. Na teoria, o ensino incorpora a integralidade, pois tem como base o perfil epidemiológico infantil, políticas e programas de atenção à criança e inclui ações de promoção/prevenção/reabilitação na atenção básica, hospitalar, creches e pré-escolas. Apesar da concepção ampliada do processo saúde-doença, que possibilita compreender a criança inserida em família e comunidade, há contradição entre o que se propõe e o que se efetiva na prática, pois o ensino é fragmentado, sem integração entre disciplinas, teoria dissociada da prática e ensino prático pontual que comprometem a incorporação da integralidade no ensino da saúde da criança.

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Publicado

2014-02-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Cursino, E. G., Fujimori, E., & Gaíva, M. A. M. (2014). Integralidade no ensino da saúde da criança na Graduação em Enfermagem: perspectiva de docentes . Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 48(1), 110-117. https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000100014