IDENTIDADE VISUAL CORPORATIVA: ANÁLISE DE SUA RELAÇÃO COM A PERFORMANCE DA MICRO E PEQUENA EMPRESA

  • Maria Martins Rebouças Nery Programa de Pós-Gradua¸cão em Administra¸cão, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Vitória, ES, Brasil
  • Anderson Soncini Pelissari Departamento de Administra¸cão, Pós-Gradua¸cão em Administra¸cão, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Vitória, ES, Brasil

Abstract

O objetivo deste artigo consiste em verificar de que forma os gestores de MPEs identificam a atuação do design gráfico sobre a performance de seu negócio, avaliada a partir de sua Identidade Visual Corporativa (IVC). A pesquisa aplicada, de natureza qualitativa, deu-se a partir de pesquisa bibliográfica, entrevista semiestruturada e pesquisa documental. A investigação usou o estudo de casos múltiplos, por meio de uma reprodução literal, e se fez uma análise comparativa dos casos. Foram analisadas sete (sete) MPEs, dos setores de comércio e serviço,  localizadas em Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica, no Estado do Espírito Santo. Os dados coletados pelas entrevistas foram analisados por meio da Análise de Conteúdo, com base nas etapas descritas por Bardin (1977) e Laville (1999). Dessa forma, foi possível comprovar que a maior parte dos gestores identificou que a IVC tem grande importância para seu negócio, conseguiu compreender seu significado, seu papel na empresa e sua contribuição positiva para a performance ao proporcionar diferentes tipos de benefícios para a empresa. Além disso, concluiu-se que quanto melhor a gestão do design operada pela MPE, melhores os resultados obtidos em sua performance e melhor o aproveitamento dos benefícios gerados pela aplicação do design pela empresa.

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Published
2016-09-20
How to Cite
Nery, M., & Pelissari, A. (2016). IDENTIDADE VISUAL CORPORATIVA: ANÁLISE DE SUA RELAÇÃO COM A PERFORMANCE DA MICRO E PEQUENA EMPRESA. REGE Revista De Gestão, 23(1), 63-74. https://doi.org/10.1016/j.rege.2015.10.002
Section
Marketing