Fatores Direcionadores da Transferência de Recursos em Programas Sociais no Brasil

  • Doraliza Auxiliadora Abranches Monteiro Universidade Federal da Bahia
  • Marco Aurélio Marques Ferreira
  • Suely de Fátima Ramos Silveira
Palavras-chave: Proteção Social, Programas Sociais, Administração Pública, Gestão Social

Resumo

Há intenso debate entre os estudiosos a respeito da focalização dos programas sociais. Alguns autores apontam o lado negativo da focalização desses programas no Brasil, em que têm prevalecido políticas de ação isolada em detrimento das universalizantes, enquanto outros defenderam a importância das políticas focalizadas. Nesse sentido, o presente estudo foi conduzido a fim de verificar a existência de fatores socioeconômicos direcionadores da distribuição dos recursos públicos dos programas sociais no Brasil. Buscou-se amparo teórico nas características da Proteção Social Brasileira e na descrição de vários programas sociais implantados pelo governo. Para a análise, foi estimada uma regressão linear múltipla com dados em painel para os 27 Estados brasileiros, em que o período do estudo foi de 2004 a 2006. Os resultados apontam a predominância do Programa Bolsa Família nos recursos destinados a programas sociais, indicando-o como o principal Programa Social do Brasil. Outro aspecto importante refere-se à identificação de fatores socioeconômicos direcionadores do repasse financeiro aos programas sociais, em que se destacam: população, proporção de pobres, esperança de vida ao nascer, taxa de desemprego, taxa bruta de mortalidade, taxa de analfabetismo e matrículas no ensino fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Doraliza Auxiliadora Abranches Monteiro, Universidade Federal da Bahia
Doutoranda em Administração na Universidade Federal da Bahia – Salvador-BA, Brasil. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Graduada em Administração pela Universidade Católica de Brasília (UCB).
Marco Aurélio Marques Ferreira

Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFV – Viçosa-MG, Brasil. Pós-Doutor em Administração Pública pela Rutgers University, The State University of New Jersey, USA. Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Suely de Fátima Ramos Silveira
Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Viçosa (UFV) – Viçosa-MG, Brasil. Doutora em Economia Aplicada pela ESALQ-Universidade de São Paulo. Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa. Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa.
Como Citar
Monteiro, D., Ferreira, M. A., & Silveira, S. (1). Fatores Direcionadores da Transferência de Recursos em Programas Sociais no Brasil. REGE Revista De Gestão, 20(2), 147-163. https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2013.98801
Seção
Administração Geral