Comunicação Síncrona no Ensino de Estatística Aplicada à Administração: Um Estudo em uma Disciplina Semipresencial

  • Daielly Melina Nassif Mantovani Faculdades Metropolitanas Unidas – São Paulo-SP
  • Maria Aparecida Gouvêa Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Adriana Backx Noronha Viana Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Palavras-chave: Discussão Síncrona, Interação, E-learning, Ensino Semipresencial, Estatística Aplicada à Administração

Resumo

O ensino de Estatística no curso de Administração é bastante complexo, tanto para os professores quanto para os alunos. A educação a distância apresenta recursos que flexibilizam o ensino, reduzindo barreiras de tempo e espaço e aumentando a interação entre professor e aluno. Este artigo estudou a utilização do chat em uma disciplina semipresencial de Estatística da FEA-RP. Essa ferramenta foi utilizada para a realização de plantões de dúvidas optativos. Observou-se baixa participação dos alunos, em razão, provavelmente, da não obrigatoriedade de uso do chat e da simultaneidade da discussão. Houve predominância de mensagens relativas ao conteúdo da matéria, atingindo-se o objetivo da atividade. Não houve diferença significativa de desempenho entre os alunos que participaram da atividade. O chat pode ser utilizado como ferramenta no ensino de Estatística, pois auxilia na redução da ansiedade e insegurança do aluno ao aproximá-lo do professor; entretanto, para que seja bem-sucedido, é necessário que a tutoria seja capacitada para o atendimento ao estudante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daielly Melina Nassif Mantovani, Faculdades Metropolitanas Unidas – São Paulo-SP
Professora das Faculdades Metropolitanas Unidas – São Paulo-SP, Brasil Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da FEA-USP
Maria Aparecida Gouvêa, Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Professora Livre-Docente do Departamento de Administração da FEA-USP – São Paulo-SP, Brasil Doutora em Administração pela FEA/USP
Adriana Backx Noronha Viana, Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Professora Livre-Docente do Departamento de Administração da FEA-USP – São Paulo-SP, Brasil Doutora em Engenharia Elétrica pela UNICAMP
Publicado
2013-09-01
Como Citar
Mantovani, D., Gouvêa, M. A., & Viana, A. (2013). Comunicação Síncrona no Ensino de Estatística Aplicada à Administração: Um Estudo em uma Disciplina Semipresencial. REGE Revista De Gestão, 20(2), 165-181. https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2013.98804
Seção
Ensino em Administração