Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
- O texto está em espaço 1,5; Times New Roman, usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas (Fonte Times New Roman, fonte 10) estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
-
Check list inicial para submissão:
• Artigos Originais
• Artigos de Revisão
• Relatos de Experiência
• Relato de casos
• Resumos: Estruturado, Português e Inglês 1.200 caracteres (sem espaço) incluindo Palavras-chave e Keywords.
• Indicar mínimo de 3 e máximo de 8 Descritores/Keywords (de acordo com o DeCS ou MeSH)
OBS.: Utilizar fonte: Times New Roman, espaço 1,5, parágrafo com recuo de 1 cm.
Autores:
• Cadastrar todos os autores no link da submissão do seu artigo; incluir: Nome completo, E-mail, Instituição, URL Lattes e ORCID (www.orcid.org). Antes de finalizar a submissão.
Página de rosto do artigo completo deve conter nesta ordem (e deve ser anexada na primeira página do arquivo completo de seu artigo):
• Título em Português;
• Título em Inglês;
• Título condensado em Português e Inglês;
• Nome completo dos autores
• Instituições as quais os autores estão vinculados; registro ORCID e E-mail.
• Referência ao trabalho como parte integrante de dissertação, tese ou projeto (se for o caso);
• Referência à apresentação do trabalho em eventos (indicando nome do evento, local e data de realização – se for o caso);
• Endereço completo para correspondência do autor principal.
• Texto do artigo completo: Página de rosto; Introdução, Objetivo, Método, Resultados, Discussão, Conclusões ou Considerações finais, Referências.
• Informar qual foi a participação de cada autor no texto (colocar antes das referências; Nome do autor e a participação de cada um).
• Anexar também um arquivo em cópia cega (sem identificação) do artigo com: Título (português e inglês); Resumo e palavras-chave; Abstract e Keywords; Introdução, Objetivo, Método, Resultados, Discussão, Conclusão, Referências.
• Anexar o manuscrito com todas as informações mencionadas acima e uma versão do Manuscrito em cópia cega.
Elementos gráficos:
• Podem ser figuras, quadros, gráficos, tabelas com seus respectivos títulos e legendas.
• Devem vir anexadas no texto (próximos de onde estão citados) e anexados também separadamente em outros documentos (tabelas, quadro e gráficos – word ou excel); imagens (JPEG).
Referências e Citações no texto:
• Citações no texto - observar as normas da revista (Vancouver), ordem numérica de acordo com o aparecimento no texto. Colocar os números das referências citadas sobrescrito.
• Referências - observar as recomendações das Normas de Vancouver, conforme diretrizes de autores disponíveis no site da revista. Incluir o número DOI de cada artigo.
Anexar no site:
• Declaração de responsabilidade, de conflitos de interesse e de autoria do artigo, assinada por todos autores.
Os autores devem declarar a existência ou não de eventuais conflitos de interesse (profissionais, financeiros e benefícios diretos e indiretos) que possam influenciar os resultados da pesquisa. Os autores também devem assumir a autoridade pelo conteúdo do manuscrito.
• Declaração de transferência de direitos autorais (copyright): Os autores devem declarar que caso o artigo venha a ser aceito para publicação estes transferem os direitos autorais para a Revista de Medicina. Deve constar na declaração os nomes completos dos autores acompanhado das assinaturas e do número do CPF.
• Comprovante de aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).
• A partir de 2020 todos artigos aprovados para publicação na Revista de Medicina serão publicados nos dois idiomas Português e Inglês. A tradução ficará sob a responsabilidade dos autores. Essa iniciativa visa a internacionalização da Revista e solicitação de indexação em outras bases de dados (A Revista vai encaminhar uma lista com sugestões de tradutores).
Artigos Médicos
Os artigos para esta secção devem ser inéditos e destinar-se exclusivamente à Revista de Medicina. Os artigos publicados são de propriedade da Revista, sendo vedada a reprodução total ou parcial em outros periódicos, bem como a tradução para outros idiomas sem a autorização do Corpo Editorial da Revista. Todos os artigos submetidos à apreciação do Corpo Editorial deverão ser acompanhados de uma declaração de transferência de direitos autorais, assinados por todos os autores. No caso da não aprovação de um artigo pelo Corpo Editorial, esse será devolvido aos autores. A Revista de Medicina não se responsabiliza pelos conceitos e opiniões emitidos nos artigos, sendo esses de exclusiva responsabilidade dos autores. Daremos preferência aos artigos escritos pelos estudantes de medicina, contudo sempre deve haver um professor responsável por cada artigo.
NOTA: Relatos de caso não serão aceitos nesta seção. Para Relatos a seção é APRENDENDO.
Aprendendo
Os artigos dessa secção têm como objetivo frisar temas consagrados da área médica, estimulando o raciocínio clínico desde os primeiros anos da graduação. Estes artigos não visam “copiar” livro-textos, mas sim apresentar tópicos da área médica de maneira clara, objetiva e apresentando dicas que normalmente não se encontram nos livros. Por esse motivo, artigos para o “Aprendendo” devem ter a participação de um profissional médico da área. Esta secção poderá apresentar-se como:
-Relato de Caso.
Editorial
Artigos que apresentam uma introdução sobre o tema da Revista, analisando suas perspectivas atuais. Estes artigos devem ser avaliados pelo Conselho Consultivo que poderá modificá-lo para sua adequação a esta secção.
Cartas
Espaço reservado à publicação de opiniões e críticas de edições anteriores da Revista ou que sejam relevantes para os estudantes de medicina.
Carreira e Educação Médica
Artigos com o objetivo de ajudar na formação do médico, durante a graduação e os anos de residência, apresentando informações sobre diferentes especialidades médicas, cursos e congressos, com o objetivo de ajudar o estudante a escolher sua futura carreira. Os artigos sobre
especialidades devem ter a co-autoria de um profissional da área. Nessa secção também pode-se incluir uma entrevista com um médico ou professor da faculdade.
Painéis - COMU
Painéis premiados no COMU - Congresso Médico Universitário da FMUSP
COMU - Prêmio Oswaldo Cruz
Artigos premiados no COMU - Congresso Médico Universitário da FMUSP.
Declaração de Direito Autoral
DECLARAÇÃO
..............., ........ de .................. de 20xxx
Declaramos, para os devidos fins, que o manuscrito “.........” é de nossa autoria e nos responsabilizamos pelo seu conteúdo.
Declaramos a não existência de conflito de interesse profissional, financeiro ou benefícios direto e indireto que possam influenciar os resultados apresentados.
Declaramos, ainda, que caso o manuscrito intitulado venha a ser aceito para publicação, nos comprometemos a transferir a cessão integral dos direitos autorais à “Revista de Medicina” do Departamento Científico da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.