O som ao redor: sociedade em ausculta

Autores

  • Christian Gilioti Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-4077.v2i3p276-299

Palavras-chave:

O som ao redor, Cinema brasileiro, Modernização conservadora, Luta de classes

Resumo

O grau de elaboração artística inerente à forma de figuração de situações contemporâneas dramáticas, aliado ao impulso de interpretação da experiência histórica recente, é o par de elementos que fazem de O som ao redor uma obra distinta. A relação entre ‘imagem’ e ‘som’ atuante no filme faz do passado escravocrata um fantasma que assombra nosso presente. O ritmo da luta de classes no país fica exposto. E, talvez, a obra seja beneficiária da radicalização de um processo crítico que se alimentou vorazmente do esforço criterioso de assimilação de formas e motivos do cinema nacional de gerações predecessoras. 

Biografia do Autor

  • Christian Gilioti, Universidade de São Paulo

    Mestrando em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Downloads

Publicado

2013-06-01

Edição

Seção

Resenhas