A redação do Enem: análise do tipo de coesão por mecanismos gramaticais entre orações, períodos e parágrafos nas dissertações dos alunos do último ano do Ensino Médio

Autores

  • Alfredo Vital Oliveira Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Marcelo Módolo Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.i130p165-181

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alfredo Vital Oliveira, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Doutorando em Filologia e Língua Portuguesa pelo Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP

  • Marcelo Módolo, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Professor do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq – nível 2 (processo n. 308793/2019-6)

Referências

Ministério da Educação (MEC). Base nacional comum curricular: Ensino Médio. Disponível em: https://bit.ly/2iYzVzE. acesso em: 17/8/2019a.

Ministério da Educação (MEC). Press kit digital Enem 2017. Disponível em: https://bit.ly/2NB1j97. acesso em: 20/8/2019b.

Módolo, M.; Oliveira, A.V. “Uso das construções de causalidade do ensino fundamental ii à graduação: variação de conjunções à topicalização da conjunção ‘pois’”. Estudos Linguísticos, v. 47, São Paulo, 2018, pp. 381-94.

Moisés, M. Guia prático de redação. São Paulo, Cultrix, 1999.

NEVES, M. H. Gramática de usos do português. São Paulo, Editora Unesp, 2011.

Ochoa, C. Qual é o tamanho da amostra que eu preciso? Disponível em: https://bit.ly/2mvRaRy. acesso em: 17/8/2019.

Oliveira, A. V. Gramaticalização das expressões haja vista, haja vista que, tendo em vista, tendo em vista que na Língua Portuguesa. Dissertação de mestrado. São Paulo, USP, 2019. Disponível em: https://bit.ly/2keoBRh. acesso em: 2/9/2019.

Pignatari, N. Como escrever textos dissertativos. São Paulo, Ática, 2010.

Downloads

Publicado

2021-10-18

Como Citar

OLIVEIRA, Alfredo Vital; MÓDOLO, Marcelo. A redação do Enem: análise do tipo de coesão por mecanismos gramaticais entre orações, períodos e parágrafos nas dissertações dos alunos do último ano do Ensino Médio. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 130, p. 165–181, 2021. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.i130p165-181. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/191467.. Acesso em: 19 jul. 2024.