A PESQUISA DA SOCIABILIDADE ON-LINE: TRÊS GERAÇÕES DE ESTUDOS
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i92p100-113Palavras-chave:
Internet, sociabilidade, on-line, off-line.Resumo
O artigo trata da evolução dos estudos sobre a sociabilidade possibilitada pelas tecnologias de informação, desde os estudos pioneiros na década de 1970, na época da pré-história da Internet, até os estudos mais atuais sobre as redes sociais on-line . Propõe-se uma periodização em três gerações de pesquisas, acompanhando o desenvolvimento e difusão das tecnologias e o avanço do entendimento sobre o que acontecia on-line e a interação com os demais aspectos da vida dos usuários. Ao longo do tempo, é possível perceber um movimento dos pesquisadores em torno da maior ou menor articulação dos aspectos on-line e off-line dos fenômenos estudados até a integração dos planos tornar-se quase senso comum.
Downloads
Referências
ARANHA FILHO, Jayme. “Tribos Eletrônicas: Usos & Costumes”, in Anais do Seminário Preparatório sobre Aspectos Socioculturais da Internet no Brasil, agosto de 1995. Disponível em: http://www.ibase.org.br/~esocius/t-jayme.html. Acessado em: 20/10/97.
BAYM, Nancy. “The Emergence of Community in Computer-mediated Communication”, in Steven Jones (ed.). Cybersociety: Computer-mediated Communication and Community. Thousand Oaks, Calif, Sage Publications, 1995, pp. 138-63.
CAMPBELL, John Edward. “The Digital Confessional: Facebook and the Institutional Incitement to Share”. Paper apresentado na Internet Research 12.0 - Performance and Participation, Seatle, 2011.
CARNEIRO, Ana Maria. Reconectando a Sociabilidade On-line e Off-line: Trajetórias, Poder e Formação de Grupos em Canais Geográficos no Internet Relay Chat. Dissertação de mestrado em Sociologia. Departamento de Sociologia, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2000.
. Proteção de Ativos na Indústria de Software: Estratégias e Tendências de Propriedade Intelectual. Tese de doutorado em Política Científica e Tecnológica. Departamento de Política Científica e Tecnológica, Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2007.
CARNEIRO, Ana Maria; RABELO, Francisco C. E. Forma Cultural e Percepção Social entre os Usuários de Produtos de Informática. Goiânia. Universidade Federal de Goiás, 1999 (Caderno de Pesquisa no 1 - Laboratório de Imagem, Som e Texto de Ciências Sociais).
COMSCORE. A Ascensão das Redes Sociais na América Latina: como a Mídia Social Está Definindo o Cenário Digital da América Latina. ComScore, Inc., setembro 2011.
CORREA, Cynthia Harumy Watanabe. “Reterritorializações no Orkut: um Olhar Netnográfico sobre os ‘Brasileiros no Exterior’”, in Discursos Fotográficos. Londrina, v. 5, n. 6, jan.-jun./2009, pp. 189-212.
ELLISON, Nicole B.; STEINFIELD, Charles; LAMPE, Cliff. “The Benefits of Facebook ‘Friends’: Social Capital and College Students’ Use of Online Social Network Sites”, in Journal of Computer-Mediated Communication, v. 12, no 4, 2007.
FRAGOSO, Suely. “Eu Odeio Quem Odeia… Considerações sobre o Comportamento dos Usuários Brasileiros na ‘Tomada’ do Orkut". Paper apresentado na Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – UnB – 6 a 9 de setembro de 2006.
GUIMARÃES JR., Mário J. L. “De Pés Descalços no Ciberespaço: Tecnologia e Cultura no Cotidiano de um Grupo Social On-line”, in Horizontes Antropológicos, ano 10, no 21, Porto Alegre, pp. 123-54, jan.-jun./2004.
HAMMAN, Robin. Cyborgasms: Cybersex Amongst Multiple-Selves and Cyborgs in the NarrowBandwidth Space of America Online Chat Rooms, setembro de 1996. Disponível em: http://www.socio.demon.co.uk/Cyborgasms.html. Acessado em: 18/10/97.
HAMPTON, Keith. “Networked Sociability Online, Offline”, in Manuel Castells (ed.). The Network Society: a Cross-cultural Perspective. Northampton, MA: Edward Elgar, 2004, pp. 217-32.
HANNA, R. et al. “We’re All Connected: the Power of the Social Media Ecosystem”, in Business Horizons, v. 54, no 3, 2011, pp. 265-73.
HERRING, Susan C. (ed.). Computer-Mediated Communication: Linguistic, Social and cross-cultural Perspectives. Pragmatics & Beyond, 39. Amsterdam/Philadelphia, John Benjamins, 1996a.
HILTZ, Starr Roxanne; JOHNSON, Kenneth; TUROFF, Murray. “Experiments in Group Decision Making: Communication Process and Outcome in Face-to-face Versus Computerized Conferences”, in Human Communication Research, v. 13, no
, 1986, pp. 225-52.
HINE, Christine. Virtual Ethnography. Sage, London, 2000.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. “O Homem Cordial”, in Raízes do Brasil. 4a ed. Brasília, Editora Universidade de Brasília, 1963, pp. 129-44.
JONES, Steve (ed.). Doing Internet research: Critical Issues and Methods for Examining the Net. Thousand Oaks, Sage, 1999.
JONES, Steven G. (ed). Cybersociety 2.0: Revisiting Computer-mediated Communication and Community. Thousand Oaks, Sage, 1998. (New Media Cultures, 2).
KENDALL, Lory. “Recontextualizing ‘Cyberspace’: Methodological Considerations for On-line Research”, in Steve Jones (ed.). Doing Internet Research: Critical Issues and Methods for Examining the Net. Thousand Oaks, Sage, 1999, pp. 57-74.
KIESLER, S.; SIEGAL, J.; MCGUIRE, T. “Social Psychological Aspects of Computer-mediated Communication”, in American Psychologist, v. 39, no 10, 1984, pp. 1.123-34.
LEHDONVIRTA, V.; RASANEN, P. “How Do Young People Identify with Online and Offline Peer Groups? A Comparison Between UK, Spain and Japan”, in Journal of Youth Studies, v. 14, no 1, 2011, pp. 91-108.
MACKINNON, R. Searching for the Leviathan in Usenet, 1992. Disponível em: http://www. virtualschool.edu/mon/Economics/MacKinnonLeviathanUsenet.html. Acessado em: 26/3/99.
MANTOVANI, G. “Is Computer-mediated Communication Intrinsically apt to Enhance Democracy in Organizations?”, in Human Relations, v. 47,no 1, 1994, pp. 45-62.
MASTERSON, John. Nonverbal Communication in Text Based Virtual Realities, 1996, Disponível em: http://www.montana.com/john/thesis/toc.html. Acessado em: 27/6/99.
PAPACHARISSI, Z.; MENDELSON, A. “Toward a New(er) Sociability: Uses, Gratifications and Social Capital on Facebook”, in S. Papathanassopoulos (ed.). Media Perspectives for the 21st Century. Routledge, New York, 2011, pp. 212-30.
PAPACHARISSI, Zizi; GIBSON, Paige L. “Fifteen Minutes of Privacy: Privacy, Sociality, and Publicity on Social Network Sites”, in S. Trepte; L. Reinecke. Privacy Online: Perspectives on Privacy and Self-Disclosure in the Social Web. London, Springer, 2011, pp. 75-89.
PEREZ-LATRE, F. J.; IDOIA, P.; BLANCO, C. S. “Social Networks, Media and Audiences: a Literature Review”, in Comunicación y Sociedad, v. 24, no 1, 2011, pp. 63-74.
REBS, Rebeca Recuero. “Dos Lugares Urbanos das Cidades aos Lugares Virtuais do Ciberespaço: a Reprodução e/ou Apropriação das Práticas de Sociabilidade do Futebol”. Artigo apresentado no SLACTIONS – Research Conference in the Second Life®: World Life, Imagination, and Work Using Metaverse Platforms, em setembro de 2009.
REBS, Rebeca Recuero. O Lugar no Espaço Virtual: um Estudo Etnográfico sobre as Recriações de Territórios do Mundo Concreto no Second Life. Dissertação de mestrado em Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2010.
REID, Elizabeth M. Electropolis: Communication and Community on Internet Relay Chat, 1991. Disponível em: http://www.ee.mu.oz.au/papers/emr/electropolis.html. Acessado em: 6/9/97.
SANCHEZ-NAVARRO, J.; ARANDA, D. “Internet as Information Source for the Everyday Life of Spanish Young People”, in Profesional de la Informacion, v. 20, no 1, 2011, pp. 32-7.
SILVER, David. A Field Matures: Cyberculture Studies at the Turn of the Century. 28/9/2000. Disponível em: http://aoir.org/list.html. Acessado em: 28/9/2000.
SPEARS, R.; LEA, M. “Panacea or Panopticon? The Hidden Power in Computer-mediated Communication”, in Communication Research, v. 21, no 4, 1994, pp. 427-59.
SPROULL, Lee; KIESLER, Sara. “Reducing Social Context Cues: Electronic Mail in Organizational Communication”, in Management Science, v. 32, no 11, 1986, pp. 1.492-512.
STAR, Susan Leigh. The Cultures of Computing. Oxford, Blackwell, 1995.
STONE, Allucquere Rosanne. “Sex and Death among the Disembodied: VR, Cyberspace, and the Nature of Academic Discourse”, in Susan Leigh Star. The Cultures of Computing. Oxford, Blackwell, 1995, pp. 243-55.
THIBES, Mariana Zanata. Orkut: o Público, o Privado e o Íntimo na Era das Novas Tecnologias da Informação. Dissertação de mestrado em Sociologia. Departamento de Sociologia, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2008.
TURKLE, Sherry. Life on the Screen: Identity in the Age of the Internet. New York, Touchstone, 1997.
WALTHER, J. B.; BURGOON, J. K. “Relational Communication in Computer-mediated Interaction”, in Human Communication Research, v. 19, no 1, 1992, pp. 50-88.
WASKUL, Dennis; DOUGLAS, Mark. “Cyberself: the Emergence of Self in On-line Chat”, in The Information Society, v. 13, no
, 1997, pp. 375-98.
WELLMAN, Barry. “The Three Ages of Internet Studies: Ten, Five and Zero Years Ago”, in New Media & Society, v. 16, no
, 2004, pp. 123-9.
ZYWICA, J.; DANOWSKI, J. “The Faces of Facebookers: Investigating Social Enhancement and Social Compensation Hypotheses; Predicting Facebook(TM) and Offline Popularity from Sociability and Self-Esteem, and Mapping the Meanings of Popularity with Semantic Networks”, in Journal of Computer-Mediated Communication, v. 14, no 1, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista USP

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Pertence à revista. Uma vez publicado o artigo, os direitos passam a ser da revista, sendo proibida a reprodução e a inclusão de trechos sem a permissão do editor. |