As máscaras e os mitos: tensões entre modernidade e intemporalidade na pintura modernista em São Paulo

Autores

  • Icleia Borsa Cattani Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i94p19-28

Palavras-chave:

Modern Art Week, modernist painting, vanguards and return to order, internationalism and nationalism, myths and masks.

Resumo

O texto aborda a pintura em São Paulo no entorno da Semana de Arte Moderna de 1922. O que se passou naquele período evidencia uma modalidade específica de percepção do moderno. Os artistas modernistas ficaram divididos entre os modelos europeus do período: o internacionalismo das vanguardas e o nacionalismo dos movimentos de retorno à ordem. A procura de uma identidade brasileira, simultaneamente moderna, atual, intemporal e mítica, gerou dubiedades e contradições, evidenciadas nas pinturas modernistas pela elaboração de mitos de pertença e de rostosmáscaras, símbolos e sintomas das tensões constitutivas dessas pinturas, situadas entre princípios divergentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Icleia Borsa Cattani, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes

Professora titular do Instituto de Artes da UFRGS e autora de, entre outros, Arte Moderna no Brasil (C/Arte).

Referências

AMARAL, Aracy. Artes Plásticas na Semana de 22. São Paulo, Perspectiva, 1972. Tarsila: Sua Obra e Seu Tempo. São Paulo, Perpectiva/Edusp, s.d.

ANDRAL, Jean-Louis; KREBS, Sophie. L’École de Paris 1904-1929, la Part de l’Autre. Paris, MAM – Paris, 2000.

BATISTA, Marta Rossetti. Anita Malfatti no Tempo e no Espaço. Catálogo da Obra e Documentação. São Paulo, Ed. 34/Edusp, 2006.

CATTANI, Icleia. “Antropofagia e Mitos: a Pintura de Tarsila do Amaral”, in Annateresa Fabris e Luiz Camillo Osorio (orgs.). Atas do Colóquio Internacional História e(m) Movimento. São Paulo, MAM, 2008.

. Arte Moderna no Brasil. Constituição e Desenvolvimento nas Artes Visuais (1900-1950). Belo Horizonte, C/Arte, 2011.

ZANINI, Walter. Vicente do Rego Monteiro (1899-1970). Artista e Poeta. São Paulo, Empresa das Artes/Marigo Editora, 1997.

Downloads

Publicado

2012-08-30

Como Citar

Cattani, I. B. (2012). As máscaras e os mitos: tensões entre modernidade e intemporalidade na pintura modernista em São Paulo. Revista USP, (94), 19-28. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i94p19-28