Alfabetização no Brasil

Autores

  • João Batista Araujo e Oliveira Instituto Alfa e Beto

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i100p21-32

Palavras-chave:

alfabetização, leitura, políticas públicas

Resumo

O presente artigo aborda o conceito de alfabetização a partir da perspectiva da ciência cognitiva de leitura. Usando dados empíricos e documentais, ilustra como as políticas e as práticas de alfabetização prevalentes no país, ao ignorarem os avanços científicos na área, vêm contribuindo, de forma deliberada, para os baixos níveis que caracterizam o desempenho dos alunos.

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Biografia do Autor

João Batista Araujo e Oliveira, Instituto Alfa e Beto

Presidente do Instituto Alfa e Beto e autor de, entre outros, Aprender e Ensinar (Global).

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Publicado

2014-02-18

Como Citar

Oliveira, J. B. A. e. (2014). Alfabetização no Brasil. Revista USP, (100), 21-32. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i100p21-32

Edição

Seção

Dossiê