Imprescindíveis e silenciados: desvalorização dos professores e destituição da participação nas decisões políticas

Autores

  • Áurea de Carvalho Costa Universidade Estadual Paulista. Departamento de Educação
  • Robson da Silva Rodrigues Universidade Estadual de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.i127p41-52

Palavras-chave:

Professor, Valorização do professor, Política educacional

Resumo

Este texto analisa a destituição do direito à participação dos professores nas deliberações políticas educacionais, agravada na conjuntura da pandemia, indagando se se trata de uma dimensão da desvalorização do professor na condição de trabalhador assalariado, tendo como ponto de partida a contradição: ao mesmo tempo em que sofrem prescrições e controle sobre o trabalho e destituição da participação deliberativa, os professores, na conjuntura atual, revelam-se imprescindíveis. Buscamos discutir as dimensões econômica, social e política da retórica da valorização do professor, o que, na realidade, se impõe como controle, destituição de direitos e, enfim, desvalorização.

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Biografia do Autor

  • Áurea de Carvalho Costa, Universidade Estadual Paulista. Departamento de Educação

    Professora do Departamento de Educação da Unesp, campus Rio Claro, e coordenadora do grupo de pesquisas e estudos Marxismo, Educação e Cultura.

  • Robson da Silva Rodrigues, Universidade Estadual de São Paulo

    Mestre em Educação pelo PPGE- Unesp, campus Rio Claro.

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Publicado

2020-12-21

Edição

Seção

Dossiê ensino público

Como Citar

COSTA, Áurea de Carvalho; RODRIGUES, Robson da Silva. Imprescindíveis e silenciados: desvalorização dos professores e destituição da participação nas decisões políticas. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 127, p. 41–52, 2020. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.i127p41-52. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/180040.. Acesso em: 26 abr. 2024.