Igualdade e inclusão social: estudo de casos concretos no sistema educacional

Auteurs

  • Fernando Dias Menezes de Almeida Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito

Mots-clés :

Ensino Superior, Universidades, Ensino Profissional, Igualdade, Inclusão Social, Ações Afirmativas.

Résumé

Partindo de considerações gerais sobre liberdade e igualdade como fundamentos do Estado democrático, o presente estudo desenvolve, como objeto específico, o tema da igualdade e das ações afirmativas visando à inclusão social, aplicado ao sistema educacional. Fixadas premissas teóricas da matéria, são apresentados estudos de ações executadas pelo Estado em casos concretos, envolvendo o ensino acadêmico universitário e o ensino profissional.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographie de l'auteur

  • Fernando Dias Menezes de Almeida, Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito

    Professor Doutor do Departamento de Direito do Estado da Faculdade de Direito da USP. Secretário Adjunto da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.

Références

ALMEIDA, Fernando Dias Menezes de. Liberdade de Reunião. São Paulo: Max Limonad, 2001.

BERLIN, Isaiah. Dois Conceitos de Liberdade. In: QUATRO Ensaios sobre a Liberdade. Trad. Wamberto Hudson Ferreira. Brasília: Universidade de Brasília, 1981.

BOBBIO, Norberto. Igualdad y Libertad. Trad. Pedro Aragón Rincón. Barcelona: Paidós, 1993.

CRUZ, Carlos Henrique de Brito. Universidade Pública: O Mito do Elitismo. O Estado de São Paulo, em 18/01/2004.

______. Inclusão Social com Valor Acadêmico. O Estado de São Paulo, 03/06/2004.

FERREIRA FILHO, Manoel Gonçalves. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Saraiva, 1997.

MIRANDA, Jorge. Manual de Direito Constitucional. Coimbra: Coimbra, 2000. Tomo IV.

PECES-BARBA, Gregorio. Curso de Derechos Fundamentales. Madrid: EUDEMA, 1991.

Téléchargements

Publiée

2005-01-01

Numéro

Rubrique

Não definido

Comment citer

Igualdade e inclusão social: estudo de casos concretos no sistema educacional. (2005). Revista Da Faculdade De Direito, Universidade De São Paulo, 100, 209-221. https://www.revistas.usp.br/rfdusp/article/view/67672