A Semana de Arte Moderna e o direito brasileiro na década de 1920

Autori

  • Eduardo Tomasevicius Filho Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-8235.v117p35-89

Parole chiave:

Semana de Arte Moderna de 1922, Modernismo, História do direito brasileiro.

Abstract

O ano de 2022 marcou o bicentenário da independência do Brasil e do centenário da Semana de Arte Moderna, que ocorreu no “Theatro Municipal” de São Paulo. Enquanto em 1922 se refletiu sobre o significado da independência, em 2022 pouco se falou do fato, exceto por força da reinauguração do Museu Paulista, construído no local onde D. Pedro I tomou a decisão de transformar o Brasil em novo Estado. Por sua vez, a Semana de Arte Moderna de 1922 foi comemorada pelo impacto que teria causado na cultura brasileira. Estes eventos, carregados de simbolismos e completados por elementos de memórias afetivas individuais que compõem a memória coletiva dessas efemérides, podem suscitar reflexões sobre os motivos pelos quais não houve um movimento similar no direito. Os objetivos deste artigo são os de resumir o modernismo e em que medida teria ocorrido ou não um modernismo no direito, especialmente, no direito brasileiro, ainda que de forma diversa daquela que ocorreu no campo das artes.

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Biografia autore

  • Eduardo Tomasevicius Filho, Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito

    Professor Associado do Departamento de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP.

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Pubblicato

2023-02-15

Fascicolo

Sezione

Trabalhos Acadêmicos

Come citare

A Semana de Arte Moderna e o direito brasileiro na década de 1920. (2023). Revista Da Faculdade De Direito, Universidade De São Paulo, 117, 35-89. https://doi.org/10.11606/issn.2318-8235.v117p35-89