Juventude, direito à cidade e cidadania cultural na periferia de São Paulo

Autores/as

  • Renato Souza de Almeida Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS, São Paulo, SP, Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i56p151-172

Palabras clave:

Cultura de periferia, juventude, direito à cultura, cidade.

Resumen

O artigo trata da experiência de um coletivo cultural na Zona Leste da cidade de São Paulo, destacando sua atuação política junto a outros coletivos juvenis que atuam nas periferias e como se dá o processo de apropriação do espaço urbano por meio das intervenções artísticas. Destaca a importância do programa VAI (Valorização a Iniciativas Culturais) – da Secretaria Municipal de Cultura no fomento às ações culturais produzidas pelos jovens e no fortalecimento da ideia do direito à cultura na cidade. Os estudos culturais latino-americanos dão suporte teórico para a identificação da força política das atuações culturais analisadas.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Renato Souza de Almeida, Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS, São Paulo, SP, Brasil)
    Professor da Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS, São Paulo, SP, Brasil). Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC, São Paulo, SP, Brasil). Bolsista de Mestrado do CNPq. Consultor do Instituto Paulista de Juventude (IPJ).

Publicado

2013-12-18

Número

Sección

Dossiê Culturas da Periferia

Cómo citar

Almeida, R. S. de. (2013). Juventude, direito à cidade e cidadania cultural na periferia de São Paulo. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 56, 151-172. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i56p151-172